Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, setembro 28, 2006

Os chineses estão rindo da gente

Os chineses estão rindo da gente

Artigo - Alberto Tamer
O Estado de S. Paulo
28/9/2006

Missão vai, missão vem, os chineses continuam dizendo sim aos burocratas brasileiros e empresários que acabam de chegar de mais uma visita a Pequim. Mas, enquanto eles falam e agem, nós falamos e não fazemos nada. Os chineses apresentaram novas propostas para comprar mais do Brasil e, em Brasília, o Ministério do Desenvolvimento ficou todo alegre - temos superávit!

Mas enquanto nos oferecem migalhas, eles roubam descaradamente mercados brasileiros no exterior exportando produtos fabricados com matéria-prima comprada do Brasil. Não é engraçado? Compram mais aqui, industrializam, exportam e roubam o nosso mercado... Genial!

IMPORTAM E ROUBAM MERCADO

Um alto representante do governo brasileiro, nessa missão, vangloriou-se até de que a China passou ou passará a ser nosso terceiro mercado, coisa aí da ordem de uns US$ 8 bilhões ou US$ 10 bilhões...

Até hoje, tínhamos apenas os números oficiais do Ministério do Desenvolvimento, mas agora a economista Lia Valls e o pesquisador Diego Silveira Maciel fizeram uma análise para a FGV, e chegaram ao cerne do problema, que o ministro Furlan, em plena campanha eleitoral, o que é uma lástima para seu nome, escondia. O Estado de ontem publica os resultados desse estudo, em matéria de Nilson Brandão Júnior, que, para mim, mostra que os chineses estão simplesmente rindo de nós. E por que não? Por que haveriam eles de se preocupar com um país que lhes estende tapete vermelho e lhes dá aval para serem considerados, acreditem!, economia de mercado - eles que são tudo, menos isso?

EUA, A CHINA É O MÁXIMO!

A economista informa que as perdas das exportações brasileiras para a China, no mercado americano, "são alarmantes, 3,6% das exportações totais do Brasil". Ou seja, enquanto continuamos em lua-de-mel com Hugo Chávez, que sentiu cheiro de enxofre do diabo quando Bush falou na ONU - ele pensou estar num circo -, os EUA deixam o Brasil de lado e se aproximam de quem compra mais e não vive só de petróleo, um petróleo, aliás, igual ao que temos.

PAULSON FELIZ

Querem um exemplo? O novo secretário do Tesouro dos EUA, Heny Paulson, fez na semana passada uma visita a Pequim, foi recebido, sem estar no programa, pelo presidente Hu Jintao e pelo primeiro-ministro, Wen Jiabao, e voltou declarando a toda a imprensa que está "entusiasmadíssimo". Sorria como se tivesse ganhado na loteria. Foi uma "troca entusiástica de idéias" e o que mais me impressionou foi o entusiasmo da parte chinesa", continuou ele.

E O FANTASMA DO YUAN?

Paulson deixou claro que o problema da desvalorização do yuan não é urgente, não constitui um fator negativo nessa nova aproximação comercial. E as sanções contra a chantagem cambial da China que o Congresso estava pronto para votar? Os dois senadores que lideravam uma retaliação imediata contra produtos chineses, Charles Schumer, democrata, e Lindsay Ghraha, republicano, voltaram atrás após uma entrevista com o secretário do Tesouro. Ficaram impressionados também e acreditam "nas reformas que o governo chinês informou que irá adotar".

No fim, é tudo... para eles

Há um bloco asiático estratégico e importante já em formação, que os Estados Unidos estão aproveitando e no qual irão entrar. As multinacionais japonesas dirigem mais de 80% de exportações para a Ásia e outros países asiáticos, informa o colega Rolf Kuntz, que cobriu a reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) , em Cingapura. Além disso, acrescenta ele, 95% das suas importações provêm das indústrias asiáticas! Por que não se associar em vez de brigar por causa do yuan? Por que não entrar nesse novo filão do mercado internacional, do qual, nós, o Brasil, estamos completamente alijados, ou melhor, estamos nos transformando, se é que já não nos transformamos, em simples fornecedores de matérias-primas?

P.S. - Senhores burocratas, vocês não querem me convidar para a próxima "missão negociadora",que irá a Pequim? Juro que não aceitarei o convite, mas me sentirei extremamente honrado com ele... Ah! Que eu iria me divertir muito, iria sim...

*E-mails: At@attglobal.net

Arquivo do blog