Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, setembro 25, 2006

Pérola de um raciocínio tortuoso

Pérola de um raciocínio tortuoso

Ficará para sempre na crônica da eleição em curso o que disse hoje Aldo Rebelo (PC do B-SP), presidente da Câmara dos Deputados. Ele disse:

- Imagino que há campanha entre os adversários do presidente Lula querendo levar a eleição para o segundo turno, independente da vontade do eleitor, porque acha que assim é melhor. Mas eu pergunto: é melhor para quem, cara pálida? Quem tem que decidir é o eleitor".

Lula havia dito que querem tirá-lo do poder pela força. E aliados dele disseram que as eleites conspiram para derrubar Lula por meio de um golpe. Foram declarações com base em fantasias, mas pelo menos tinham pé e cabeça.

A de Aldo, não, por tortuosa e absurda. Senão, vejamos.

* " Imagino que há campanha entre os adversários do presidente Lula querendo levar a eleição para o segundo turno..."

(Até aí, tudo bem. Aldo Constatou o óbvio. E adversários só podem proceder assim se querem ter uma chance de ganhar. Mas aí ele encaixa em seguida o que vem abaixo.)

* ".... independente da vontade do eleitor."

(Levar a eleição para segundo turno só pode ocorrer com o consentimento do eleitor. Pode-se até tentar "melar a eleição", como disse Lula na semana passada insinuando a possibilidade de um golpe, rematada maluquice. Mas provocar um segundo turno, não. O segundo turno está previsto na Constituição. E sem que o eleitor queira, a eleição se decidirá no primeiro.)

* "Quem tem de decidir é o eleitor".

(Ora, mas é o eleitor quem decidirá. Porque somente ele pode empurrar a eleição para o segundo turno como querem "os adversários do presidente Lula". Talvez tivesse sido melhor para Aldo embarcar na onda do golpe ou do complô das elites. Por ser um político ameno, cauteloso, produziu uma declaração sem sentido. Incompreensível.)

Enviada por: Ricardo Noblat

Arquivo do blog