Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, junho 08, 2005

Resumo sarcástico da crise

BLOG DO NOBLAT (por José, um leitor do blog)

Caso eu tenha entendido, este é o resumo da ópera (até aqui): FHC e Serra perderam. O PT do Lula (sob a bandeira da ética e da moralidade, e apesar da ululante incompetência), foi eleito para mudar (apesar do caso Celso Daniel e etc...).
Aí Waldomiro e Dirceu foram pegos e viraram Delúbio e Aldo Rebello. Uma empresa então perdeu concorrência de U$60 milhões nos Correios e gravou em fita o suborno a um funcionário de lá ligado a Roberto Jefferson.
A empresa tentou reverter o resultado da concorrência chantageando Jefferson com a gravação. Ele blefou, pagou para ver e perdeu: a fita existia e foi divulgada pela Veja.
A oposição bradou por uma CPI. Para se vingar da perda de poder, de prestígio e do caso "Waldomiro", Zé Dirceu publicou na imprensa: "Uma CPI minimamente bem-feita vai pegar o Delúbio e o Silvinho."
Lula engoliu tudo e com medo (apesar de dizer "Olha se eu tô preocupado.."), depois de ter assinado um cheque em branco e antes de mais uma voltinha no Aerolula, mandou o Mercadante, o prof. Luizinho e demais correligionários abafarem a CPI dos Correios. Jefferson, é claro, sentindo-se abandonado (só com um cheque em branco sem fundos), ameaçou entregar todos.
O Zé Dirceu foi implorar para o ele retirar o apoio e a assinatura do requerimento da CPI - e foi gravado fazendo isso.
Dirceu viajou para a Espanha.
Jefferson falou do mensalão que o PT pagou e que parlamentares do PL do vice-presidente da República e demais integrantes da "base" receberam.
Diante da inevitabilidade da CPI, Lula manda o PT apoiá-la (o que só piora as coisas). E por estar deveras comprometido, Elle (Lulla) não pode nem mesmo se livrar de Dirceus, Genoinos, etc.. Nessa altura, já caiu a máscara.
Foi o que mais ou menos entendi disso tudo.
Assim, reeditando o movimento petista do "fora FHC", mas com o devido respeito à Constituição e às instituições, que tal o movimento: "Fica Lula" (de castigo) e até (e só até) 2006???

Nenhum comentário:

Arquivo do blog