Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, junho 07, 2005

Lucia Hippolito:E o que Lula tem a dizer?

"Não existe um momento ideal para surgirem denúncias como essas feitas pelo deputado Roberto Jefferson à Folha de S. Paulo.
Se existisse, certamente não seria o momento atual. A popularidade do presidente Lula está em queda desde fevereiro, as pesquisas revelam que a população tem a percepção de que a corrupção aumentou no governo Lula, o ritmo da economia diminuiu, o investimento recuou, a renda dos brasileiros caiu.
Além disso, as pesquisas mostram que a corrupção é considerada o mais grave problema brasileiro, e mais de 80% defendem uma CPI para investigar as denúncias de corrupção nos Correios.
Pois agora as coisas pioraram ainda mais. O próprio presidente nacional do PTB, deputado Roberto Jefferson, faz denúncias com nome e endereço. Acusa o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, de pagar uma mesada a parlamentares de vários partidos, principalmente o PL e o PP, para que votem com o governo.
É uma acusação gravíssima, e que deve ser apurada até o fim, porque os 513 deputados federais e os 81 senadores estão sob suspeita.
O deputado Roberto Jefferson não é um novato na política. E mais, trata-se de um sobrevivente. Sobreviveu como tropa de choque de Fernando Collor, sobreviveu à CPI dos Anões do Orçamento. Não daria uma entrevista minuciosa como a que deu à Folha de S. Paulo sem ter elementos sólidos.
Como o ministro Ciro Gomes, o ex-ministro Miro Teixeira e o ministro Aldo Rebelo confirmaram que o deputado os procurou com as denúncias, tendo chegado até o presidente Lula, é de se perguntar por que esses senhores não pediram a instalação de uma investigação rigorosa.
Afinal, a Polícia Federal tem sido praticamente a única fonte de boas notícias para o governo Lula.
E mais: na entrevista, o deputado afirma que comunicou o fato ao ministro José Dirceu e que este teria expressado sua contrariedade de forma veemente.
Devemos entender daí que o ministro José Dirceu também sabia de tudo? E que Delúbio Soares, que é apenas o tesoureiro do PT, desobedeceu a uma ordem de José Dirceu?
Muito esquisito.
O fato é que as explicações fornecidas até agora pelas autoridades não são suficientemente convincentes.
Agora, só a palavra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá esclarecer de vez o que é mesmo que está acontecendo no seu governo. Afinal, foi ele quem afirmou que Roberto Jefferson é seu parceiro e que lhe daria um cheque em branco e dormiria tranqüilo."
  blog Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Arquivo do blog