Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, junho 08, 2005

Lucia Hippolito: Lula disse bem



"Ao discursar no Fórum Mundial de Combate à Corrupção, na noite de ontem, Lula finalmente desceu do palanque. Por alguns momentos, deixou de ser o líder sindical, não fez gracinhas, não empregou metáforas, não fez gafes.
Fez um discurso de presidente da República. Pegou o touro à unha, tomou a frente do combate à corrupção e comprometeu-se até o pescoço com a apuração de responsabilidades e punição dos culpados, nesta onda de corrupção e roubalheira que, às vezes, parece que vai atingir o país todo.
Mais uma vez Lula mostrou por que é o melhor comunicador de seu próprio governo. Não gaguejou nem um minuto, não tremeu um segundo. Chamou a si toda a responsabilidade pela condução das investigações.
Afinal, como o próprio Lula fez questão de enfatizar, ele é o funcionário público número 1 do país, aquele encarregado de zelar pelo cumprimento da lei, pelo respeito ao dinheiro do povo, pela ética nos negócios públicos e na política.
Mais ainda, Lula foi veemente ao afirmar que não esqueceu seus compromissos com quem o elegeu e com sua própria biografia.
E foi como principal guardião das instituições brasileiras que Lula afirmou que o Congresso não pode estar sujeito à compra. Quilômetros de diferença entre seu discurso de ontem e as tentativas patéticas de alguns de seus ministros e de lideranças petistas, tentando proteger o presidente da República contra qualquer contaminação pela onda de denúncias de corrupção.
Lula não apenas assumiu a responsabilidade pela condução das investigações como declarou abertamente que não protegerá ninguém, não vai acobertar nenhum ilícito.
O presidente está coberto de razão. Foi a ele que o eleitorado brasileiro deu 53 milhões de votos para governar o país, não apenas para exercer funções de representação.
E é de Lula que o eleitorado brasileiro vai cobrar providências, ações de governo e respostas para a crise política.
Finalmente, parece que o presidente Lula mostrou que está disposto a começar a governar pra valer. Antes assim."
blog Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Arquivo do blog