Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, junho 16, 2005

AUGUSTO NUNES : Na gafieira dos amigos de Lula

"Já enterramos muitos cadáveres juntos", sorriu o ministro quando o nome de um empresário emergiu na conversa. Com a imagem perfeita, resumiu a solidez da amizade que os unia. Como a frase remete a cenas de velhos faroestes nas quais dois cowboys escavam uma cova às pressas, silhuetas camufladas pela noite sem estrelas, convém ressalvar que o ministro e o empresário não mataram ninguém. Não há ossadas a exumar.

Amigos enterram cadáveres metafóricos. São confidências personalíssimas, ou fatos sigilosos (edificantes ou não, pouco importa), um momento de fraqueza ou de brutalidade, qualquer segredo engavetado na memória de ambos - e de mais ninguém. Amizades genuínas se alicerçam na palavra e no silêncio. Sobretudo na solidariedade irrestrita: aconteça o que acontecer a um deles, as mãos do outro estarão estendidas, sem cobranças preliminares. Recriminações, se pertinentes, ficam para depois.

Amigo é coisa pra se guardar, canta Milton Nascimento. É graça alcançada, é bênção distribuída parcimoniosamente. É mesmo coisa pra se guardar com cautela e carinho, porque até ligações amarradas por enterros secretos podem ser esgarçadas pela falta de cuidados. Sobram exemplos de amizades aparentemente inarredáveis que acabaram reduzidas a antagonismos mortais. Por tudo isso, são poucos os amigos de fé. O clube que os reúne não comporta multidões.

O presidente Lula tentou revogar essa imposição do destino. Instalado no Planalto, promoveu a companheiro - medalha semântica até então restrita a militantes do PT - todo brasileiro que já aprendeu a dizer "mamãe". Tantos milhões de companheiros lhe pareceram insuficientes. Lula talvez queira 1 milhão de amigos, como no sonho musicalizado por Roberto Carlos. Na campanha, fazia um amigo por mês. No primeiro ano de governo, a média subiu para um por semana. Chegaria a um por dia se não tivesse chegado este outono perturbador.

No universo político brasileiro, amigo é uma palavra banalizada pelo abuso. No Congresso, adversários irredutíveis costumam saudar-se aos berros quando cruzam nos corredores: "Meu amigo!" "Como vai o querido amigo?" (Os mais superlativos preferem "queridíssimo".) Também o presidente Lula, rendido à liturgia do cargo e aos minuetos do Cerimonial, recorre ao vocabulário do farisaísmo. Mas Lula é diferente.

Ele de fato acredita na possibilidade de, com quase 60 anos, ampliar ilimitadamente o volume de amizades sinceras. Tanto acredita que o Brasil viu nascer e engordar um Clube dos Novos Eternos Amigos do Lula. Para ingressar na associação, é só declarar apoio ao governo, elogiar tudo o que o presidente diz ou faz, lembrar as origens humildes. Torcer pelo Corinthians não é obrigatório. Mas ajuda.

O curto convívio decorrente da campanha eleitoral bastou para que o bom companheiro José Alencar assumisse, além da vice-presidência, o posto de amigo de infância. "Parente vale menos que amigo", explica Lula. "Parente a gente não escolhe". Se Alencar precisou de alguns meses, uma noitada foi suficiente para o deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB.

À saída do jantar oferecido a Jefferson em outubro passado, Lula comunicou à nação o parto sem sobressaltos de uma bonita ligação afetiva. "Eu daria ao Roberto Jefferson um cheque em branco e dormiria tranqüilo", jurou Lula. Quando estreou na TV o videobandido documentando roubalheiras nos Correios, supostamente promovidas por afilhados de Jefferson, o presidente não sustou o cheque: "Roberto Jefferson é parceiro e assim deve ser tratado", ordenou aos Altos Companheiros do governo. Agora é tarde para rasgá-lo.

Jefferson passou o cheque adiante no que deveria ser uma sessão da Comissão de Ética da Câmara. Deveria. Por decisão do amigo petebista, o que a televisão exibiu foi um medonho barraco na gafieira administrada pelo Clube dos Novos Eternos Amigos. A gafieira não tem estatuto. Os sócios não têm pudores. Nesse espetáculo impróprio para menores de 80 anos, Jefferson partiu para a briga sem regras. Distribuiu sopapos entre os integrantes do Clube, vizinhos do PT e inquilinos do Planalto.

Só Lula foi poupado. Com adjetivos carinhosamente escolhidos, Jefferson descreveu um inocente que vive no mundo da Lua. Enquanto isso, seus amigos roubam cá na terra.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog