Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, julho 17, 2008

Reinaldo Azevedo Vamos perguntar a Lula: por que Protógenes saiu?


Vi o Apedeuta com os olhos severos e um tanto injetados ontem na TV. Estava bravo. Defendeu, meio irritado, que Protógenes, que se afastou da tal Operação Satiagraha, continuasse no caso. Disse que não podia conceber que o titular abandonasse a investigação depois de quatro anos. Pois é. Pô, presidente! Manda o homem ficar. Que nada! Já há ate substituto. Tarso Genro disse que ele se afasta a pedido. Aos jornalistas, os envolvidos com a operação plantaram a informação de que foram obrigados a sair. Obrigados por quem?

Bem, só se foi por Lula, não é? Diogo, eu e mais alguns jornalistas citados naquela peça de ficção não obrigamos ninguém a nada, hehe. Vai ver o Apedeuta não gostou de ver nomes como Gilberto Carvalho e Dilma Rousseff na peça acusatória de Protógenes. Vai ver considerou que o delegado foi um tanto ousado ao grampear uma conversa de seu chefe-de-gabinete com o também petista Luiz Eduardo Greenhalgh. Muito leitores me perguntam: “Reinaldo, por que tiraram o Protógenes?” Temos de perguntar isso a Lula.

Eu estou chateado com a saída por uma única razão: gostaria de saber até onde ele era capaz de ir. Pode até ser que Daniel Dantas também não tenha gostado da troca, sei lá. Vai que entre no lugar um delegado sem pendores para a ficção, não é?, e que se atenha apenas aos fatos.

Arquivo do blog