Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, novembro 15, 2007

ELIANE CANTANHÊDE Leilão de bondades

BRASÍLIA - Lula foi que foi, mas acabou adiando sua viagem a Cuba entre os dias 21 e 23. Ele quer chegar com um pacote de bondades a Havana, onde o rei das bondades tem sido Hugo Chávez, mas o governo não ajuda. Lula manda, mas há sempre empecilhos.
Um dos anúncios que ele quer fazer, de preferência com um longo discurso à la Fidel (em Roma, como os romanos...), é o reconhecimento dos diplomas de médicos. Hoje, quem se forma em medicina em Cuba não tem o diploma reconhecido no Brasil. No mínimo, enfrenta imensas dificuldades.
Lula determinou que o termo final do acordo nessa área ficasse pronto ontem, às 15h. Até as 13h, depois de horas de reuniões, tudo o que Itamaraty, Educação e Saúde informavam ao Planalto é que havia restrições (leia-se: vetos) das universidades. Quem reconhece, ou não, diplomas de outros países são as universidades federais, e só elas.
Sem critérios rígidos de equivalência, tudo descamba para uma perigosa subjetividade. A questão se arrasta há anos, com o governo dividido. O Itamaraty é um dos principais interessados diretos na questão, até pelo trivial motivo de que os filhos de embaixadores estudam fora, se formam fora e querem ter diploma válido no Brasil. O que é legítimo.
Além de uma boa notícia para os médicos formados em Cuba, Lula quer anunciar lá investimentos em estradas e em recuperação de hotéis. Quer também a companhia de representantes da Marcopolo, interessada em montagem de ônibus na ilha, e da Petrobras, de olho na produção de lubrificantes.
Quanto a uma desavença daqui e dali entre Lula e Fidel por conta dos biocombustíveis, o Itamaraty não dá a menor bola. O Lula que negocia com a Venezuela, com a Bolívia, com os EUA e por aí afora é sobretudo pragmático. Com Cuba não será diferente, ainda mais com Fidel praticamente fora de combate.

Arquivo do blog