Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, setembro 07, 2007

Terrorismo O complô dos convertidos ao Islã

Ameaça dos convertidos

Atentado frustrado na Alemanha expõe
o risco do terror feito por europeus


Diogo Schelp

Michael Probst/AP
Acima e no detalhe, os três terroristas presos na Alemanha, na semana passada. Com treinamento no Paquistão, dois deles são alemães convertidos ao Islã. Foi o quarto ataque evitado no país desde 2001

Na Europa, a cada tentativa frustrada de atentados organizados por terroristas islâmicos, a reação geral oscila entre dois sentimentos: o de alívio, por motivos óbvios, e o de preocupação. De quantos ataques fracassados os terroristas precisam até conseguir sucesso em seu objetivo de cometer um grande massacre? Até que ponto a polícia e os serviços de inteligência conhecem e monitoram o fanatismo que prolifera à sombra das grandes comunidades muçulmanas existentes no continente? Como se viu nos atentados cometidos na Inglaterra, existe a agravante de muitos terroristas serem cidadãos europeus. Essas questões estão na ordem do dia na Alemanha. Na semana passada, a polícia alemã prendeu três muçulmanos às vésperas de cometer uma série de atentados no país. Já tinham armazenado 700 quilos de peróxido de hidrogênio, a matéria-prima dos explosivos usados nos ataques de 2004 em Madri e de 2005 em Londres. O local da matança ainda estava por decidir, mas e-mails e telefonemas trocados entre eles, interceptados pela polícia, mostram algumas das opções: o aeroporto de Frankfurt, a base militar americana em Ramstein e casas noturnas. As prisões ocorreram um dia depois de a polícia da Dinamarca ter evitado outro ataque terrorista com a prisão de oito jovens muçulmanos nos subúrbios de Copenhague.

Thomas Kienzle/AP
Os tonéis com peróxido de hidrogênio: misturado a acetona, um explosivo poderoso

Conspirações terroristas na Alemanha e na Escandinávia não chegam a ser surpresa. Os dinamarqueses evitaram três atentados nos últimos três anos. A Alemanha frustrou outros três desde 2001. Por não ter tropas no Iraque, a Alemanha sente-se menos vulnerável ao terrorismo islâmico. Os eventos da semana passada mostram a precariedade do sentimento de segurança. Dois dos três presos são alemães convertidos ao Islã. Eles treinaram no Paquistão e parecem ter vínculos com um grupo terrorista do Usbequistão. A polícia alemã monitora de perto três centenas de terroristas potenciais, na maioria imigrantes. Identificar os fanáticos perigosos entre os convertidos é mais complicado. Muitos deles são até orientados a esconder a conversão para não chamar atenção.

A célula terrorista recém-revelada na Alemanha só começou a ser investigada nove meses atrás porque Fritz, de 28 anos, um dos presos, foi surpreendido rondando uma base militar americana. O rapaz converteu-se ao Islã com 18 anos de idade e, no ano passado, esteve no Paquistão com outros dois conspiradores. Outro preso, Daniel, 21 anos, converteu-se aos 19 anos. Estima-se que haja mais de 20.000 alemães convertidos ao islamismo. A maioria muda de religião para poder se casar com um dos 3 milhões de turcos e turcas que vivem no país. Essa parcela dos convertidos é a menos propensa ao radicalismo. O risco maior está naqueles que recorrem ao islamismo para dar vazão ao sentimento antiamericano ou para compensar alguma incapacidade pessoal de se adaptar ao círculo social em que nasceram.

Arquivo do blog