Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, setembro 04, 2007

Luiz Garcia - O manto do cargo



O Globo
4/9/2007

A primeira definição do Aurélio para "supremo" é "aquele que está acima de tudo". Nestes dias, o adjetivo serve direitinho para definir como a opinião pública está vendo os juristas que formam o Supremo Tribunal Federal, depois da decisão unânime de levar adiante o processo contra os 40 acusados no processo do mensalão.

Seria falta de respeito começarmos a chamá-los de "os supremos", imitando a brincadeira americana (uma falta de respeito que tem sua graça porque lá "The Supremes" é um conjunto vocal feminino). Nove vezes em dez, quando brasileiro parte para o elogio derramado, há gozação no ar. Mas, pelo que se vê e se ouve, não existe sombra disso na reação da opinião pública à decisão sobre os mensaleiros. Seria com alegria e sem malícia que os chamaríamos de supremos. Os nossos supremos.

Faria sentido. O escândalo é, com redundância e tudo, escandaloso demais; e o país convive com ele há tempo demais.

Para os envolvidos diretamente, mais seus mandantes e beneficiários, a melhor forma de deixar esse aborrecimento todo para trás seria com a punição de uma meia dúzia de três ou quatro atores secundários. Já se fez assim, e não poucas vezes. Mas agora, pelo que indica a unanimidade da aceitação da denúncia contra todos os indiciados, o Judiciário está a caminho de chegar à decisão que lhe parecer mais justa, e não a qualquer forma de acomodação. Não chorem, senhores réus: é ótima perspectiva para qualquer indiciado que mereça ser absolvido.

Para o cidadão, a decisão dos ministros é motivo de alguma esperança. Em outros cenários e outras situações, desfechos podem ser influenciados pelas graves imperfeições dos nossos códigos, cheios de brechas que favorecem réus com advogados tão caros quanto competentes. É notória e detestável a facilidade com que status e dinheiro podem atrasar de forma intolerável a punição de culpados, ou fazê-la insuportavelmente branda.

Não está nas mãos do STF uma reforma dos códigos que faça a aplicação das leis realmente homogênea. Mas certamente a sua decisão sobre os mensaleiros pode criar um clima que produza mudanças contra os privilégios que hoje beneficiam infratores de costas quentes e largas. Exatamente como se imaginava que fosse o caso dos indiciados no escândalo do mensalão.

Trinta e seis anos atrás, em plena ditadura militar, ocorreu um episódio no STF que ficou na História. O tribunal, para vergonha sua, emitira decisão aprovando a censura prévia decretada pelo general-presidente Médici. Um ministro, Adauto Cardoso, renunciou com indignação e sem medo (o que não era nada comum naquele tempo), jogando ao chão a sua toga. Hoje, os membros do STF podem afirmar sua independência sem se desfazer do manto do cargo. Mas não deixam de mostrar uma atitude aparentada da bravura de Adauto.

Arquivo do blog