Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, dezembro 12, 2006

Prêmio Ambulância de Ouro para Lula

Segunda-feira, Dezembro 11, 2006


Como diria Millôr Fernandes, sempre que chegam ao limite, alguns brasileiros dão mais um passo. É o que se vê no caso em questão. Neste momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está recebendo o prêmio Brasileiro do Ano, da IstoÉ. É aquela revista que publicou a entrevista de Luiz Antonio Vedoim, encomendada pelos aloprados, lembram-se?, para tentar dar um golpe nas eleições em São Paulo e, de quebra, eliminar a oposição ao governo Lula. A pilantragem chegou ao estado da arte: Osvaldo Bargas, amigo pessoal de Lula e homem da “Inteligência” da campanha, confessou que leu o texto antes de ele ser publicado. Toda a operação envolveu R$ 1,750 milhão — ao menos é esse o valor apreendido pela Polícia Federal. Até agora, não se sabe a origem do dinheiro. Hamilton Lacerda, que a PF acusa de ser o homem da mala preta, foi quem negociou a entrevista com a revista.

Com efeito, ninguém mais qualificado para premiar Lula. Em seu site, a IstoÉ diz por que ele é o brasileiro do ano: “Um homem que desceu ao inferno das críticas, passou pelo purgatório aos olhos de todo o País e dele saiu fortalecido”. Derrama-se ainda: “[Lula] percebeu que seu governo não havia sido condenado. As políticas públicas que incluíram na economia um universo nada desprezível de mais de 40 milhões de brasileiros estavam sendo bem recebidas.” No momento em que o puxa-saquismo aspira ao sublime, a IstoÉ dá uma piscadinha para a dialética: “Nem totalmente certo, nem totalmente errado. Nem superpoderoso, nem definitivamente nocauteado. Lula é humano. Foi eleito porque o povo do Brasil se reconhece nele. É, enfim, a cara desse povo”. É uma mistura de Nietzsche, Frei Betto e J.G. de Araújo Jorge...

Em homenagem ao conjunto da obra, a distinção poderia se chamar “Prêmio Luiz Antônio Vedoim”, numa homenagem ao jornalismo independente. E o troféu deveria ser uma ambulância de ouro.

Por Reinaldo Azevedo | 22:22

Arquivo do blog