Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Os ordinários da bonitinha Plínio Fraga

Os ordinários da bonitinha

Artigo -
Folha de S. Paulo
21/12/2006

"Sou feia, mas tô na moda" foi o título bem-humorado de uma reportagem da Ilustrada no mês passado que comentava a pujança da vida noturna paulistana. Parodiando o caderno cultural, "Bonitinha, mas ordinária" é o título que deveria ser proposto a uma reportagem que mostre a bagunça da segurança pública no Rio, em particular, e da administração estadual como um todo.
Paulistanos são pouco afeitos a demonstrações de amor explícito à sua cidade. A crueza das ruas, dos prédios cinzas, a poluição, os engarrafamentos, coisas assim deixam poucos espaços para a descoberta de pequenos encantamentos -um sanduíche no jardim da Pinacoteca ou a admiração das velhas árvores em torno das ruas que cortam o Pacaembu e das luminárias que preenchem a Liberdade.
Já cariocas glorificam, costumeira e acertadamente, a conjunção rara de mar e montanha que transforma a cidade em encantamento tão deslumbrante que as mazelas do dia-a-dia acabam esquecidas a lufadas de brisa vinda da praia.
"Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas Ordinária" é a peça de Nelson Rodrigues em que a vilania se espraia ao tilintar do dinheiro. A frase de Otto Lara Resende -"O mineiro só é solidário no câncer"- serve como delineadora do acirramento da canalhice.
Chamar o Rio de cidade bonitinha, mas ordinária é uma boutade pouco precisa, como elas costumam ser. A cidade do Rio é mais que bonitinha. E os ordinários, os que se vendem à contravenção e ao tráfico, formam a vasta fauna de canalhas a fazer negócios escusos - só que dando expediente em repartições públicas.
São canalhas, imorais, mas nada rodriguianos. São o câncer a fazer do Rio merecedor de piedosa e nacional solidariedade.

Arquivo do blog