Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, dezembro 05, 2006

Mónica Bérgamo - Palavras, palavrinhas e palavrões

Mónica Bérgamo - Palavras, palavrinhas e palavrões


Folha de S. Paulo
5/12/2006

"Atos - A Campanha Pública de Lula", do cineasta João Moreira Salles, que está sendo lançado, é uma continuidade de "Entreatos", o filme de Salles com os bastidores da campanha de Lula em 2002. Nele, o cineasta mostra novas cenas de seu arquivo. Personagens até então importantes como José Dirceu, Antonio Palocci e Aloizio Mercadante aparecem ao lado de Fábio Luís, o Lulinha, filho de Lula, e do assessor Freud Godoy, desconhecidos naquele ano, mas hoje verdadeiras "celebridades". O comportamento de Lula com a imprensa ganha um sabor especial se visto hoje, passados quatro anos de seu governo. Abaixo, trechos do filme:

1. Véspera do primeiro turno de 2002. O secretário particular, Gilberto Carvalho, quer saber se Lula falará com a imprensa. "Não", decreta Lula. "Se tiver segundo turno, é até importante, mas se resolver [no primeiro] não é importante." Lula explica: "Se não der no primeiro turno, na segunda eu tenho que fazer uma coletiva animando o pessoal. E se ganhar... E agora, Lula?".

2. Lula conversa com Carvalho: "Nada me abala. Nada. Não sou um cara vulnerável a notícia de jornal. Aliás, se você soubesse o bem que é ficar 20 dias sem ler jornal para o leitor! Não abro um jornal! E não desaprendo nada. (...) Por que você acha que eu sou esse cara equilibrado que eu sou? Porque eu não fico subordinado às oscilações das notícias, Gilberto!". Lula continua: "Ninguém tem que ligar para a minha casa para dizer: "Vai sair tal coisa na "Folha de S.Paulo" amanhã". Foda-se! Deixa sair".
3. No barbeiro, com espuma no rosto, Lula pergunta ao cineasta João Moreira Salles: "Você viu a manchete da Folha? "Lula se compara a Cristo". Fantástico, né?". Salles pergunta se ele vai se pronunciar. "Eu não me dou ao trabalho. Essa cretinice, eu não...".

4. Numa reunião com empresários, o então candidato Lula pede a Roberto Setubal, do Itaú: "Roberto, você pode ficar de pé para a minha mulher saber quem é o presidente do banco dela?".

5. Lula, já eleito presidente, conversa com Dirceu, Palocci, Carvalho e Mercadante na suíte de um hotel em SP. "O Garotinho vai ter que ter um ministério." "Quem?". Lula reforça: "O Garotinho". A conversa continua. José Dirceu: "Sabe que o Roberto Marinho me ligou dizendo o seguinte: a única coisa que eles querem pedir para nós é que toda... (Lula interrompe com um comentário). E Mercadante: "Toda relação eles querem que seja...". Percebendo a presença da câmera, Palocci pede que alguém feche a porta. Dirceu também: "Fecha essa porta para nós, só para a gente...", diz. E a porta se fecha.

6. O presidente americano George W. Bush telefona para cumprimentá-lo pela eleição. Após desligar a chamada, Lula brinca: "Eu vou arrumar uma guerra no Paraguai para ficar igual ao Bush".

7. Marisa diz: "O pessoal começou a gritar no palanque: "primeira-dama, primeira-dama". Aí eu falei: "Eu não sou a primeira. Eu sou a única"".

FICA
Gilberto Gil foi ao show de Caetano Veloso em Porto Alegre, no sábado. Esticaram conversa até as 4h. "É melhor você ficar mesmo, Gil", disse Caetano, aconselhando o amigo a permanecer no Ministério da Cultura. Caetano foi um crítico da administração do amigo Gil.

CADEIRA
O ex-deputado Luís Carlos Santos (PFL-SP) pode integrar o secretariado de Gilberto Kassab no próximo ano.


João Sayad, que assumirá a Cultura no governo de Serra, "confessou", em um texto para a revista "Piauí" que chega nesta semana às bancas, que foi católico até a adolescência. Perdeu a fé mas, 30 anos depois, foi "reconvertido" à religião. Hoje, vai à missa todos os domingos.

KASSAB VERSUS SERRA
A agência White Propaganda, tida como "do coração" do prefeito Gilberto Kassab, de SP, com quem já trabalhou, acabou em quarto lugar na classificação de agências que disputam a conta de R$ 33 milhões da prefeitura. Foi desbancada, na licitação, pela Lua Branca, dos filhos de Luiz González, marqueteiro de José Serra (PSDB-SP) na campanha ao governo, e pela Nova S/B, de Silvana Tinelli e Bob Costa, ex-assessor de Serra no Ministério da Saúde.

CALENDÁRIO
A Justiça adiou o leilão de obras de arte da Varig S.A., que seria no dia 28 passado. Quer que a empresa aumente a divulgação do evento para atrair mais compradores. A idéia é leiloar ainda neste ano. "A Varig tem o 13º [salário] dos funcionários pela frente", diz Jones Bergamin, diretor casa de leilões.

Arquivo do blog