Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, junho 01, 2005

Lucia Hippolito:O povo está atento à corrupção

"Na pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem, as informações mais estimulantes dizem respeito à percepção que os brasileiros têm da corrupção.
Quando perguntados sobre os motivos para os cidadãos não sentirem orgulho do Brasil, a campeã das respostas foi a corrupção, superando mesmo a violência e a miséria, que lideravam em pesquisas anteriores.
Assim também quando perguntados sobre a principal causa da violência, o desemprego vem em primeiro lugar, e a corrupção vem em quarto lugar.
Mas quando perguntados sobre o que fazer para resolver o problema da violência, a campeã de respostas foi: "punições mais rigorosas". Ou seja, há uma perfeita compreensão de que a impunidade é prima-irmã da violência e da corrupção.
Outro momento importante é a pergunta sobre a corrupção durante o governo Lula. Enquanto 31% consideram que a corrupção aumentou, 45% acham que ficou como sempre esteve, e apenas 17% dos entrevistados acham que a corrupção diminuiu durante o governo Lula.
Estas percepções são importantes porque ajudam a explicar a forte queda na popularidade do presidente Lula que, em três meses, caiu quase nove pontos percentuais, de 65,3% em fevereiro, para 57,4% na pesquisa divulgada ontem.
O mesmo fenômeno aconteceu com a popularidade do presidente a partir de fevereiro do ano passado, quando explodiu o escândalo Waldomiro Diniz. A popularidade de Lula estava em 65,3%, caiu para 59,6% em março e para 54,1% em junho. Queda de mais de 11 pontos percentuais em três meses.
O que mostra que a população está atenta às denúncias de corrupção e, sobretudo, à reação do presidente. No ano passado, a operação abafa para impedir a instalação da CPI para investigar Waldomiro Diniz foi bem sucedida.
Mas agora o governo não está tendo o mesmo sucesso na tentativa de abafar a CPI dos Correios. Além disso, há uma sensação de que presidente Lula é alguém que não manda, que é excessivamente tolerante com amigos, aliados e auxiliares envolvidos em irregularidades, como alguém que tem dificuldade de demitir e de botar ordem na casa, além de ter dado um cheque em branco para um deputado que está no centro da crise política.
Tudo isto não pode deixar de sangrar a popularidade do presidente."
BLOG Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Arquivo do blog