Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, junho 03, 2005

Lucia Hippolito:A herança maldita do pensamento único



"Durante o governo Fernando Henrique, qualquer crítica à condução da política econômica ou aos rumos do governo eram rapidamente desqualificados, e os críticos eram classificados de neobobos, caipiras, catastrofistas e fracassomaníacos.
É evidente que qualquer pessoa sensata desistia de fazer críticas, porque ninguém gosta de ser desqualificado publicamente.
Por isso, durante os oito anos do governo Fernando Henrique foi muito citada a expressão "pensamento único", exatamente porque propostas de soluções alternativas eram descartadas com um certo ar de superioridade.
Dizia-se mesmo que o governo Fernando Henrique sofria de "autismo político", ou seja, não ouvia ninguém, não dava bola para as vozes que vinham da sociedade.
Este desprezo pela opinião discordante foi um dos motivos que levaram boa parte da intelectualidade e dos formadores de opinião a abandonar o presidente Fernando Henrique e seu candidato e a apostar na candidatura Lula, que parecia a todos muito mais aberta às opiniões da sociedade.
Mas agora parece que não é apenas na política econômica que o governo Lula copia o governo Fernando Henrique.
O presidente Lula e seu governo também parecem atingidos pelo "autismo político".
Os juros estão nas alturas, o PIB do ano passado encolheu, o de 2005 parece que vai ser miudinho, o investimento recuou, a renda dos brasileiros vem caindo, o consumo diminuiu, a distribuição de renda continua sendo uma das mais perversas do mundo.
Mas o presidente Lula acha tudo está no melhor dos mundos, que a economia vai surpreender este ano e que as críticas são culpa da imprensa, de gente que torce contra o Brasil e de gente azeda.
Lula parece não estar sendo bem informado por seus assessores. E de mais a mais, economia não se move com desejos e palavras otimistas. Números não se impressionam frases de efeito.
A última pesquisa CNT/Sensus mostrou que os cidadãos não estão satisfeitos com a condução da política econômica. Mas o governo não está nem aí.
Pelo que se pode ver, os dois últimos governos enfrentam a mesma dificuldade: como lidar com quem está do lado de fora e não pensa exatamente da mesma maneira.
Esta dificuldade foi fatal para o governo Fernando Henrique. Será que o governo Lula vai pelo mesmo caminho?"
BLOG Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Arquivo do blog