Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, outubro 01, 2008

Serra:''Não somos uma ilha de sossego''

O ESTADO DE S PAULO,

Angela Lacerda


"Não somos uma ilha de tranqüilidade num mar de turbulência", disse ontem o governador de São Paulo, José Serra, no Recife, ao destacar que o Brasil tende a ser atingido pela crise internacional. "Não sabemos em que proporção, mas o Brasil tem duas vulnerabilidades, o déficit em conta corrente ascendente e a expansão exagerada dos gastos correntes", disse.

"Para dar conta dos aumentos que estão dando agora e se programando para o futuro, a receita real tributária no Brasil teria de crescer 9% ao ano, real (acima da inflação)", frisou.

Essas fragilidades se destacam, segundo Serra, quando se compara com outros países emergentes. Para ele, o governo está começando a gastar reservas para manter o valor do real "claramente sobrevalorizado, diria hipervalorizado". Para Serra, foi "um equívoco" ter promovido uma sobrevalorização exagerada que "neste momento, evidentemente, cobra seu preço." Para ele, a tendência é desvalorizar e o governo deverá ficar subindo juros mais ainda para poder segurar o dólar.

Arquivo do blog