Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 07, 2008

MILLÔR

IAH!NOTAÇÕES 
Cuidado, senão o jacaré te abraça – vai pelo meio.

II Contabilidade final – "Me diz aí: a alta do custo de vida inclui caixão, coroa e enterro?"
(Escrevi a frase acima e o corretor automático do computador corrigiu logo: diz-me. O academicismo lingüístico é imortal.)

III "Pérolas aos porcos" é expressão depreciativa. Exceto no Planalto, onde os porcos adoram pérolas.

IV Olho essas mulheres talibãs, prisioneiras dentro daquelas burcas. Mas têm uma vantagem: não precisam se depilar toda semana. Nem se pintar todos os dias. Nem fazer regime. Nem ir à escola. Nem trabalhar. O sonho de quase toda mulher ocidental (Como sempre recomendo a meus colegas de profissão, eu também, precavidamente, ponho aqui – IRONIA!)

V Poemeu frustrado

Chegamos a ela
Com nossa biografia
E ela vê apenas
Nossa fisionomia

VI Cuidado. 
Conversa fiada não rende juros.

VII Há quantos anos vi esse extraordinário filme de David Lean, Lawrence da Arábia – com a cena admirável em que o inglês conduz as tribos árabes pelo deserto através de mais de 2 000 quilômetros de areia (distância maior que a do Rio a Brasília), pra tomar pelas costas o inexpugnável porto de Akaba?
Há quantos anos li Os Sete Pilares da Sabedoria, o extraordinário livro do próprio herói maluco (se não são malucos não são heróis, ficam em casa, na poltrona, como eu, vendo o filme e lendo o livro), escrito com rara beleza, em estilo único, impossível de traduzir. Nunca fui lá, masAkaba é o porto da minha juventude.

VIII A Sociedade é a estupidez individual somatizada.

IX Todo cuidado é pouco. 
Até macacos caem do galho.

X E ovo frito não dá cria.


Arquivo do blog