Entrevista:O Estado inteligente

sábado, junho 07, 2008

RADAR

Lauro Jardim
e-mail: ljardim@abril.com.br

 

Quem quer se solidarizar com ele?

Guto Kuerten/Folha Imagem
Garotinho: ninguém no PMDB quer ficar perto dele

Já se passou mais de uma semana desde que Anthony Garotinho foi denunciado pelo Ministério Público Federal por "formação de quadrilha armada". Garotinho é o presidente estadual do PMDB. Alguém aí viu a cúpula do partido dizer alguma palavra – uma que seja – de apoio ou de solidariedade ao ex-governador? Emissários de Garotinho até que tentaram. Mas ninguém no partido quer mexer nesse vespeiro.


 Eleições 2008

Chapa ecumênica
ACM Neto, candidato à prefeitura de Salvador, fechou acordo com um bispo da Igreja Universal para que este seja o vice de sua chapa. Ao contrário do avô, de estilo truculento, Neto conseguiu juntar os contrários. Reuniu na chapa oposição e governo (ele é do DEM e o vice é do PR); Globo e Record (sua família é dona de uma afiliada da Globo); e, finalmente, católicos (como ele próprio) e evangélicos.

 

 Câmara

Efeito sogra do irmão
Ciro Gomes mergulhou fundo e sumiu de cena por uns tempos. É o efeito "jatinho para a sogra". Outra saia-justa de Ciro no momento é Paulinho Pereira da Silva. Ele foi o candidato a vice-presidente de Ciro em 2002.

 

 Economia

O custo para invadir São Paulo
A Oi vai gastar 600 milhões de reais para entrar no mercado de São Paulo: 500 milhões de reais só em equipamentos e 100 milhões em marketing e propaganda no primeiro ano.

A Vale avança
Sem alarde, a Vale está se preparando para fazer uma megaaquisição fora do Brasil.

Apetite mexicano
Tem pressa o bilionário mexicano Ricardo Salinas, que nos últimos meses já abriu duas lojas de eletrodomésticos e móveis em Pernambuco. Salinas está negociando a compra de um varejista nordestino.

1 bilhão em propaganda
Entra ano, sai ano e a Casas Bahia segue firme com o título de "maior anunciante do país". Até aí, nenhuma novidade. O que chama atenção no ranking dos maiores anunciantes que Meio & Mensagem e o Ibope Monitor divulgam nos próximos dias é que, pela primeira vez na história, uma empresa ultrapassou a barreira do bilhão. A organização de Samuel Klein investiu 1,001 bilhão de reais em propaganda em 2007. A Unilever, segunda colocada, investiu 616 milhões de reais. Nesses valores já estão incluídos os descontos que os veículos dão aos anunciantes – ou seja, é o valor real pago.

 

 Cigarros

O maço em branco 1
Nos últimos dias, o ministério da Saúde apresentou as novas (e terríveis) imagens que aparecerão no verso dos maços de cigarros. Mas a grande novidade em estudo pelo ministro José Temporão é mais radical: maços totalmente brancos, estampando apenas a marca do cigarro numa mesma letra-padrão.

O maço em branco 2
Em março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez a sugestão a Temporão. Para a OMS, a novidade – inédita no mundo – eliminaria o "efeito outdoor" que os maços carregam. Numa palavra, retiraria o glamour do produto. Temporão ainda não respondeu à sugestão – e aos mais próximos tem dito que não tem certeza de que entrará nessa batalha. Apesar disso, o Instituto Nacional de Câncer já está trabalhando em modelos para a nova embalagem.

 

 Moda

Vende-se: estilo de vida
Para expandir seus negócios, Oskar Metsavaht, da Osklen, resolveu apostar no ingrediente que consagrou sua grife de roupas – o estilo de vida. Metsavaht acaba de fundar a OM, agência para criar conceito, imagem e produtos para outras empresas. Já tem a Natura na lista de clientes e encomendas que vão de uma bicicleta para a Caloi a uma linha ecológica para a Alpargatas.

 

 Televisão

Avanço na África
Pouca gente sabe, mas a Record já é dona de redes de televisão em vários países da África – Moçambique, Uganda, Angola e Cabo Verde estão entre eles. Não está se falando aqui da Record Internacional, que, via cabo, leva a programação brasileira da emissora do bispo Edir Macedo a 145 países. Mas, sim, de televisão aberta. Em Moçambique, por exemplo, Macedo é sócio controlador da TV Miramar, dona de dez emissoras que transmitem para todo o país e produzem programação local. O mesmo acontece em Uganda: a programação é totalmente feita no país. Mas com uma diferença: as atrações, obviamente, são faladas em inglês.

Simbiose midiático-religiosa
Em todos esses países a Igreja Universal do Reino de Deus também está presente.

 

 Medicamentos

Não é mole, não
Dos cinco medicamentos mais vendidos no Brasil de janeiro a março, dois são para problemas de ereção e três são analgésicos.

 

Novo livro e nova editora

Divulgação
Coelho: a história se passa em Cannes e mistura modelo, costureiro e serial killer


Aproveitando a onda em torno de sua biografia, Paulo Coelho decidiu lançar seu próximo livro na primeira semana de agosto. É uma megaoperação do mercado editorial que até aqui esteve cercada de sigilo. ComO Vencedor Está Só, Coelho entra na passarela da moda e na rota dos assassinatos. A história se passa nas 24 horas de um dia no Festival de Cannes. Entre os personagens, um costureiro, uma modelo e um serial killer, que comete cinco assassinatos. A tiragem será de 200 000 exemplares. Mas tiragens gigantescas são habituais para o escritor. Outra novidade: o livro sairá pela editora Agir. Há dois anos, Coelho trocou a Rocco pela Planeta em grande estilo. Agora, muda novamente de editora.O Vencedor Está Só será publicado no exterior em 2009.

 

Colaborou Silvia Rogar



 
Publicidade

Fotos Divulgação/Sérgio Lima/Folha Imagem/Roosewelt Pinheiro/ABR




Publicidade


Arquivo do blog