Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 27, 2007

As novidades do Leopard, da Apple


A máquina do tempo do Mac

O Leopard, o novo sistema operacional da Apple,
automatiza o que todo mundo esquece: fazer backup


Rafael Corrêa

Time Machine
É a evolução dos sistemas de backup. O programa salva uma cópia dos arquivos do computador, de modo automático e contínuo, num disco rígido externo. Quando se perde algum arquivo, basta pedir ao Time Machine que o restaure. As telas com as cópias dos arquivos antigos são apresentadas em ordem cronológica.

O time dos que preferem computadores Mac aos PCs acaba de ganhar mais argumentos a seu favor. O programa usado pelas máquinas da Apple, o Mac OS X, ganhou uma versão mais rápida e simples de usar. Lançado na semana passada, o novo sistema operacional recebeu o codinome de Leopard e conta com um arsenal de 300 recursos adicionais. O mais surpreendente deles é o Time Machine, que faz backups de forma automática. Quase todo mundo se esquece de usar regularmente os mecanismos de backup e acaba se dando conta da necessidade deles tarde demais, quando já perdeu dados importantes. O Time Machine grava diariamente todos os arquivos criados no computador, sem que seja necessário ativar comando algum. Para recuperar qualquer um deles, basta procurá-lo nas telas exibidas pelo programa, que mostram os backups em ordem cronológica. A Apple também criou uma ferramenta para facilitar a navegação em todo o conteúdo do disco rígido, o Quick Look. Com ele, é possível visualizar rapidamente os arquivos sem ter de abrir o programa correspondente. Isso significa que se podem ler planilhas, documentos de texto e apresentações na própria tela de busca, economizando tempo e memória do computador. O Leopard chegará às lojas brasileiras em meados de novembro e custará 269 reais.

Em fevereiro passado, a Microsoft também atualizou seu sistema operacional, o Windows, que equipa a maioria absoluta dos PCs, com a versão batizada de Vista. Na ocasião, sugeriu-se que a empresa de Bill Gates se inspirou no design gráfico do Mac OS X. A comparação entre os sistemas é inevitável. O Leopard tem um sistema de menus mais simples e fácil de navegar que o do Vista. O da Apple também é mais seguro que o do concorrente, menos visado por hackers, e tende a "travar" menos. Mas o da Microsoft ainda reina absoluto. Os Macs detêm hoje apenas 3,2% do mercado de computadores no mundo. O Windows tem mais opções de programas, principalmente aplicativos para empresas e games. A Apple espera que outras ferramentas do Leopard convençam os consumidores a trocar de lado. Entre elas estão o Boot Camp, que permite rodar o Windows em computadores Mac, e o iChat, um sistema de troca de mensagens que possibilita acessar o conteúdo do micro de outra pessoa mediante autorização. A empresa também quer aproveitar o sucesso de outros aparelhos da marca, como o iPhone e o iPod, para ampliar o mercado para os Macs. "A Apple já tem as máquinas mais bonitas. Com o Leopard, a empresa pretende convencer mais gente de que elas também são as mais fáceis de usar", disse a VEJA Michael Gartenberg, diretor de pesquisa da consultoria americana Jupiter Research. As novidades do novo Mac OS X são uma boa arma para isso.


O Time Machine exige um disco rígido externo, que precisa ser comprado separadamente. A seguir, algumas opções:

Fotos divulgação

My Book Pro Edition II – Western Digital
Capacidade: 1 024 gigabytes
Preço: 2 350 reais

FreeAgent Pro – Seagate
Capacidade: 500 gigabytes
Preço: 1 070 reais

Mini – LaCie
Capacidade: 160 gigabytes
Preço: 950 reais

Arquivo do blog