Entrevista:O Estado inteligente

sábado, setembro 15, 2007

Radar

Lauro Jardim (ljardim@abril.com.br)


RENANGATE

PSDB e DEM amaciam com Renan
A proposta, do PSDB e dos Democratas, já foi levada por emissários qualificados para Renan Calheiros: se o presidente do Senado deixar o cargo imediatamente, os bravos partidos de oposição prometem baixar a guarda daqui para a frente até o arquivamento da montanha de denúncias que pesam (e como pesam) contra ele. Garantem que não fariam força para que as investigações andassem no Conselho de Ética. Durma-se com uma oposição dessas...

GOVERNO

Toma lá, dá cá
O senador Edison Lobão (DEM/MA) votou a favor de Renan Calheiros, apesar de o seu partido ter fechado questão em torno da cassação. Beleza. Nos dias que antecederam a votação no Senado, Lobão recebeu uma notícia que amoleceu mais ainda seu coração com grossas artérias governistas: seu filho, Marcio, foi indicado pelo Banco do Brasil para presidir a Brasilcap, empresa de títulos de capitalização. Marcio, aliás, é sócio do pai em quatro emissoras de TV no Maranhão.

J. Diorio/AE
Dirceu: sem pena de Renan


Dirceu viu do México
o julgamento de Renan

Na véspera do julgamento de Renan Calheiros, José Dirceu embarcou para um giro de negócios por América Central e México. São dez dias de viagem. A primeira escala foi na Cidade do México. Nem é preciso dizer que Dirceu foi se encontrar com Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, seu atual patrão. Depois, seguiu viagem para a República Dominicana. Dirceu não se mobilizou na defesa de Renan. Uma espécie de troco: Renan também não moveu uma palha para salvá-lo da cassação.


BRASIL

Miséria em queda
Em 2006, a miséria sofreu a maior redução da década, segundo uma pesquisa que o Centro de Políticas Sociais da FGV/RJ lança nos próximos dias, com base em cruzamentos feitos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE na sexta-feira passada. Entre 2005 e 2006, a proporção de brasileiros com renda per capita inferior a 125 reais por mês passou de 22% para 19,3% da população. Uma queda de 12% no número de miseráveis.

Haiti ou China?
A comparação entre os dados do crescimento do PIB per capita com os da renda domiciliar per capita produzidos a partir da Pnad apresenta notável discrepância em 2006, segundo o estudo da FGV. Nesse ano, o país teve um crescimento do PIB per capita comparável ao do Haiti (1,4%). Enquanto isso, o crescimento da renda domiciliar per capita foi de 9,1%, um porcentual chinês. De acordo com a Pnad, os 50% mais pobres aumentaram o seu bolo em 12%. E os 10% mais ricos, em 7,8%. Ou seja, o bolo cresceu para todos. Mas com mais fermento entre os mais pobres.

ECONOMIA

A Sodexho compra a VR
Na segunda-feira, será anunciada a venda do Grupo VR para a francesa Sodexho, que, assim, se tornará a número 1 do país no setor de vale-benefícios.

A volta de Daniel
Daniel Dantas e a Andrade Gutierrez estão formando consórcio para investir no setor portuário.

Basf versus Dow
Vai começar uma briga de gente grande no setor de tintas. De um lado, a alemã Basf (dona da Suvinil). Do outro, a americana Dow (fornecedora de várias empresas). A contenda terá o Brasil como arena. A Basf está entrando com um inédito pedido de investigação contra a Dow no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Acusa a concorrente de dumping.

Música para todos
A brasileira iMusica (pertencente à IdéiasNet) fechou contrato com a Claro e com a Nokia para uma megaoperação de download de música via celular. O acordo vale para quinze países da América Latina, o que significa um público potencial de 132 milhões de usuários da Claro nesses lugares.

Caixa nos EUA
A Caixa Econômica Federal vai inaugurar um escritório de negócios nos EUA, mais precisamente em Nova Jersey. Está de olho no 1,4 milhão de brasileiros que moram no país.

As graças on-line de São Frei Galvão

Diego Motta/Folha Imagem
São Frei Galvão: santa tecnologia


O site oficial de Frei Galvão (www.saofreigalvao.com) está anunciando que pelo menos 55 fiéis alcançaram graças depois de fazer o pedido ao santo via internet. Como? Funciona assim: para conseguir a graça ou o milagre on-line, o fiel tem de acender uma vela virtual através do site, é claro, e fazer o pedido de sua própria casa. A tecnologia foi criada por Leonardo Cipolli, sobrinho de oitava geração do santo. Mas, depois que a fama de milagreiro on-line de Frei Galvão se espalhou, o número de acessos ao site pulou de 300 000 para 600 000 mensais. Além de brasileiros, entram no site fiéis da Itália, da Polônia e de países nada católicos como Israel e Iraque. A página já tem versão em italiano e até o mês que vem ganha novas versões em espanhol e inglês.


AVIAÇÃO

Indenização e renda
Às vésperas de completar um ano do acidente com o avião da Gol, as famílias das vítimas tiveram uma boa notícia. Na semana passada, aconteceu em Londres a primeira reunião entre os seus representantes e as seguradoras das empresas envolvidas. Foi o primeiro passo para um acordo que tratará da indenização das famílias. Por enquanto, ainda não se falou em valores. Mas o cálculo certamente será baseado na renda de cada vítima. No avião da Gol havia passageiros com renda mensal que ia de 1 000 reais a 150 000 dólares.

EDUCAÇÃO

Dezesseis salários
José Serra anuncia em breve as regras de avaliação das escolas paulistas. A grande novidade: os professores que superarem as metas de aprendizado vão ganhar bônus de até três salários extras como prêmio, totalizando dezesseis salários por ano. Se a criança aprende, o professor fatura.

FUTEBOL

Paulo Coelho e Gisele
A CBF escalou a seleção que vai à sede da Fifa no fim de outubro para o anúncio da escolha do Brasil como sede da Copa de 2014. De políticos, Lula e Sérgio Cabral. O resto do time formará com Paulo Coelho, Romário e – a grande surpresa – provavelmente Gisele Bündchen. A modelo ainda negocia a sua participação.

Pelé só mais tarde
Pelé não vai à Suíça. O rei só entrará em campo depois de a Copa estar garantida.


Notas diárias em www.veja.com.br/radar – acesso livre



Foto Paul Bradbury/Getty Images


Arquivo do blog