Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Aéreo Lula Fernando de Barros e Silva


Artigo -
Folha de S. Paulo
8/12/2006

"O dado concreto é que não estou mais pensando em 2006". Foi assim que o presidente Lula reagiu, na semana passada, ao tomar conhecimento dos números pífios do crescimento da economia no terceiro trimestre deste ano.
A frase é irmã gêmea da proferida anteontem pelo ministro Tarso Genro, segundo quem a crise do setor aéreo não deve ser enfrentada com "pressa neurótica ou temperamental". Tarso falou e a seguir viajou -mas de jatinho oficial.
As urnas mal esfriaram e já soa como escárnio -mais um- o slogan da campanha vitoriosa: "Deixa o homem trabalhar". Como não?
O comportamento do governo no "day after" eleitoral parece transitar entre a inépcia e a desfaçatez: ora sinaliza que não sabe o que fazer diante dos problemas que tem pela frente (dos mais comezinhos aos desafios estruturais), ora transmite a sensação de que seus tripulantes estão refestelados a bordo, dez mil pés acima do país.
A letargia do governo diante dos transtornos e dramas expostos seguidos dias nos aeroportos é espantosa -até mesmo para os padrões de incapacidade decisória observados nesta administração.
Mas a abulia na condução da crise aérea de certa forma vem ofuscar uma outra falta petista -desta vez menos pontual e antes ética, capaz de revelar, sob a idéia fantasiosa do governo de coalizão, o ovo da serpente político que o primeiro mandato vai gestando para o segundo.
Seria preciso ser como Lula e não pensar mais nem em 2006 nem no que o antecedeu para ficar indiferente à absolvição de José Janene pela Câmara. O líder do PP não era, como se sabe, peça qualquer no xadrez do mensalão armado pelo PT.
Janene não simboliza apenas a gargalhada da impunidade sobre todos nós. A coroação da pizza, nesses termos escandalosos, é também a prova cabal de que o PT enterrou qualquer revisão moral que possa comprometer sua fome de poder.
A coalizão de Lula se funda sobre o cadáver insepulto do mensalão.

Arquivo do blog