Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, maio 16, 2006

Arnaldo Jabor - Este governo desmoralizou o escândalo





O Globo
16/5/2006

Outro dia, um leitor da "Folha" criou uma frase-síntese do que acontece hoje no Brasil: "O governo do PT desmoralizou o escândalo!" (Max Camillo, de Nova Lima, MG). É perfeita, descreve o sentimento de impotência que está nauseando o país.

Diante do cinismo e das mentiras, como aquele sórdido show do Silvio Pereira ou os sanguessugas principais poupados ou o Garotinho mancomunado com a Alerj do Rio, para impedir a CPI sobre os 330 milhões de reais repassados a ONGs fajutas, ou as negaças da quadrilha petista para eleger o Lula a qualquer preço, diante de tantos horrores, nossa indignação fica inútil. O psicanalista Luís Tenório de Oliveira Lima também disse uma frase capital: "O PT no governo está usurpando a verdade". Isso. Esses quadrilheiros usurparam os melhores conceitos de uma verdadeira esquerda que pensa o Brasil dentro do mundo atual, uma esquerda reformada pelas crises, os erros e mudanças do progressismo original. Eles usurpam o melhor pensamento de esquerda contemporânea, roubando em nome de uma "verdade" deformada que instituíram. Este é um crime abstrato que muitos intelectuais e artistas não vêem. O PT que ainda se agarra no poder degrada a linguagem. Falam de um lugar que seria da "esquerda", mas que é o lugar de um baixo voluntarismo aventureiro, de uma idéia de socialismo decaída em populismo. Esses quadrilheiros não são de esquerda, não, são de direita, são fascistas, autoritários. Não só roubaram cerca de dois bilhões de reais desviados de aparelhos do Estado, de chantagem com empresários, de fundos de pensão, de contratos falsos, mas roubaram também nossos mais generosos sentimentos. E não é só a mentira que indigna. É a arrogância com que mentem. E a mentira vai se acumulando como estrume durante um ano e acaba convencendo muitos ingênuos de que "sempre foi assim" ou de que "erraram com boa intenção " ou "como podem corruptos liberais condenar gente do PT?"

Primeiramente, nunca foi assim, ou como diria o discurso cacofônico do Lula, "nunca antes foi assim". Esta diferença é fundamental. Sempre houve corrupção no Brasil? Claro que sim, desde a fundação de Salvador em 1549 que roubam sem parar, furtam sem parar, como disse Vieira. Mas a diferença que muitos não entendem é que o PT no poder "revolucionou" a corrupção tradicional, privada de uma forma monstruosa. "Nunca antes", nunca antes um partido tomou o poder no Brasil e montou um esquema secreto de "desapropriação" do Estado, para fundar um "outro Estado" ou para ficar 20 anos no poder. Nunca antes se roubou em nome de um projeto político alastrante em todos os escaninhos do Estado, aparelhado por mais de 20 mil militantes. Dizer que "sempre foi assim" é burrice ou má-fé.

Nunca antes, Lula, se roubou com "boa consciência". O ladrão tradicional sabia-se ladrão. Até os imundos sanguessugas sabem disso. O ladrão tradicional roubou sempre em causa própria e se escondia pelos cantos para não ser flagrado. Os ladrões desse governo roubam de testa erguida, como se estivessem fazendo uma "ação revolucionária", se orgulham de se fingir de democratas para apodrecer a democracia por dentro. A empáfia do Silvio Pereira ou de outros quadrilheiros que mentem sem parar daria cadeia em qualquer lugar. Um sujeito que diz que não leu a entrevista que deu ou que não sabe se mentiu ou não, isso já é uma confissão de crime. A desculpa tão absurdamente ilógica comprova tudo que ele nega. A verdade está sempre no avesso do que dizem.

No duro, os intelectuais matreiros (onde estão os marxistas de gabinete?) votarão em Lula de novo e dizem que "sempre foi assim" porque, no duro, eles acham que o lulo-dirceuzismo estava certo, sim, e que o PT e sua quadrilha fizeram bem em assaltar o Estado para um "fim revolucionário". Na moita — porque não se declaram — não são democráticos. Sua falta de cultura política leva-os a apoiar um movimento reacionário como o PT, que só fortalece a solidez paralisante, atrasada, do Estado falido do país.

A única revolução que se faria no Brasil seria o enxugamento de um Estado que come a nação, com gastos crescentes, inchado de privilégios e clientelismo, um Estado que só tem para investir 0,5 do PIB. A única revolução seria administrativa, apontada na educação em massa, nas reformas institucionais, já que, graças a Deus, a macroeconomia foi herdada do FH e a economia mundial está melhor do que nunca.

Na cabeça dessa gente dogmática, nada é real, só a ideologia existe.

Brasil, democracia, dia-a-dia, mundo real, interesse nacional, nada disso importa. Pois um dos líderes do Comintern, o Marco Aurélio Garcia, não disse que os ladrões bolivianos estão certos, pois "a Petrobras já ganhou muito dinheiro na Bolívia"? Tudo é negligenciável, menor. Só a utopia oportunista é maior, para justificar a má-fé e o empreguinho no Estado com lucros ancilares,fringe benefits, pois não foi só o bode expiatório Silvinho que levou o "Land Rover" — uma mixaria perto do "troco" que caiu no bolso de muito líder da quadrilha.

Durante esses três anos e meio, só fizeram errar. Passaram o primeiro ano discutindo ideologia com a gangue dos quatro que fundaram o PSOL. Depois, nas infindáveis discussões de Conselhos e assembleísmos inócuos, depois tentando a liderança da América Latina que o Chávez surripiou na mão grande.

E, nos últimos 12 meses, mentindo. E agora que o Chávez e Evo estão fazendo com eles o que eles fizeram com o Estado, fico pensando que talvez o que acontece na AL seja bom. Fica a loucura populista lá nos Andes, provocando o Brasil como "imperialista", e nós seremos obrigados a estabelecer diferenças com esses "hermanos" malucos e, assim, talvez este governo descubra que é um país complexo, grande, tentando crescer no capitalismo e que não pode ser governado por slogans de 50 anos atrás, como queriam os quadrilheiros.

Arquivo do blog