Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, outubro 06, 2005

Irritado com o governo? Faça uma greve de fome

blog do noblat

Lula é craque em matéria de atrair crises para seu colo - assim como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era craque em fazer justamente o contrário.

 

Quando o ex-deputado Roberto Jefferson denunciou o mensalão e o caixa 2 do PT, a princípio os políticos tentaram fazer de conta que Lula nada tinha a ver com a história.

 

Até que Lula, em viagem a Paris, decidiu por sua conta e risco se meter com ela. Disse em entrevista que o PT procedera como todos os partidos procedem.

 

Então o mundo desabou na cabeça dele.

 

Lula não tinha que se meter às claras com a greve de fome do bispo de Barra. O gesto do bispo jamais seria apoiado por seus pares. Contraria a doutrina cristã.

 

O bispo acabaria isolado, como acabou. E repreendido até pelo Vaticano. Vá lá que Lula mexesse os pauzinhos para que ele suspendesse a greve.

 

Mas era desnecessário se expor como o fez. E era desnecessário ter dito que o projeto de transposição das águas do rio São Francisco não tinha data sequer para começar. Vacilou.

 

Como vacilou ao mandar carta para o bispo prometendo liberar de cara R$ 350 milhões para revitalizar o rio. Ora, quer dizer que a grana só sairá por que o bispo ameaçou morrer de fome?

 

Quer dizer que não haveria grana para revitalizar o rio se o bispo tivesse ficado quietinho?

 

Se a moda pega, o governo está frito. Digamos que amanhã um grupo de sem terra invada uma propriedade e se declare em greve de fome até que ela seja desapropriada pelo governo.

 

O grupo receberá o mesmo tratamento conferido ao bispo? Por que não? Só por que os sem terra não vestem batina?

Arquivo do blog