Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, maio 25, 2005

Lucia Hippolito :Crise pedagógica


"Antes mesmo de ser instalada, ou até abafada, a CPI dos Correios já está promovendo importantes resultados no comportamento de algumas parcelas da esquerda brasileira.
A crise pode ter um efeito altamente pedagógico.
Dá gosto ver a veemência do ministro da Articulação Política, Aldo Rebelo, defendendo a democracia, né não?
Afinal de contas, o ministro é do PCdoB, a parcela mais anacrônica, mais obsoleta e radical dos comunistas.
Declarou o ministro Aldo que as forças contrárias a Lula agiram contra Getúlio Vargas, contra Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.
Então está dando empate, porque as forças às quais pertence o ministro Aldo Rebelo pretendiam tomar o poder pela via revolucionária ou pelo golpe. Pregaram a luta armada, gritaram "fora Sarney", "fora Collor" e "fora Fernando Henrique".
Só não gritaram "Fora Itamar", porque não ia adiantar. O ex-presidente Itamar Franco não ia escutar nada mesmo.
Por isso, é extremamente bem-vinda a entrada do ministro Aldo Rebelo e sua tropa na defesa da democracia.
Ainda segundo o ministro, a oposição está tentando criar artificialmente um clima de crise política. Não é verdade, ministro. A crise existe e não tem nada de artificial.
Mas ninguém está pretendendo desestabilizar o governo Lula. O que a oposição quer é aquilo que o PT e o PCdoB queriam quando estavam na oposição: infernizar a vida do governo.
Um dia da caça, outro do caçador. Alternância no poder é isso mesmo. Como se diz em Minas Gerais, quem não agüenta o calor, que saia de perto do fogão.
Quando as forças que hoje apóiam o governo voltarem para a oposição, é possível que tenham aprendido esta lição preciosa: a vida na oposição é muito mais fácil.
Se ao final desta crise, PCdoB e PT tiverem aprendido um pouco mais sobre comportamento partidário em regimes democráticos, todos sairemos vencedores: a política, a sociedade, a democracia e os bons costumes."
BLOG Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Arquivo do blog