Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, maio 24, 2005

Lucia Hippolito :Os riscos de uma CPI 'minimamente competente'


"Ontem, o Supremo Tribunal Federal autorizou abertura de inquérito contra o ministro da Previdência Romero Jucá. É mais um inquérito para a Polícia Federal, que não tem mãos a medir. É corrupção nos Correios, no Instituto de Resseguros do Brasil, e ninguém garante que outras estatais não apareçam.
Enquanto isso, continua frenética no governo a atividade para conseguir que parlamentares da base aliada retirem suas assinaturas do pedido de CPI. Dizem que o ministro do Planejamento está a todo vapor, liberando verbas para emendas de parlamentares.
Mas o governo corre contra o relógio. Amanhã deve ser feita a leitura do pedido de CPI no Congresso, quando então a Comissão será oficialmente aberta.
Com tanta notícia política e policial, talvez tenha passado despercebido um fato bem grave. A revista Veja que está circulando atribuiu ao ministro José Dirceu a afirmação de que uma CPI "minimamente competente" não poderá deixar de atingir o atual tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o antigo tesoureiro, atual secretário do partido, Sílvio Pereira.
Até agora, não se tem notícia de que José Dirceu tenha entrado com um processo contra a revista, por calúnia.
Também até agora não se tem notícia de qualquer nota oficial do ministro José Dirceu a respeito desta afirmação cabeluda.
Mas a verdade é que o ministro anda ocupadíssimo, tentando abafar a CPI, na tal Operação Deus nos acuda.
O governo Lula tem razão em se preocupar com a CPI. Afinal, o PT sabe muito bem que, de uma CPI, só se controla o dia da instalação. E mais nada. Ninguém sabe onde uma CPI pode parar. O PT conhece bem esta história.
A CPI atrai as atenções da imprensa, drena as energias do governo, que passa o tempo todo tendo que se explicar, e o rumo das investigações é imprevisível.
Uma CPI praticamente paralisa o Congresso e o governo.
Também tem razão o ministro Aldo Rebelo. A CPI é um instrumento político, sim. É uma das poucas armas à disposição da oposição. O ministro também sabe disso, pois passou a vida toda na oposição, sempre pedindo CPIs contra tudo e contra todos.
Não tem nada de golpismo. Trata-se, como o ministro sabe muito bem, da ante-sala da eleição presidencial de 2006. É isso mesmo.
Mas se no caminho alguns corruptos forem apanhados, ganha a sociedade brasileira, e a democracia sai fortalecida."
BLOG Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Arquivo do blog