Entrevista:O Estado inteligente

sábado, maio 28, 2005

Zuenir Ventura:Vendendo a alma


E dizer que o governo Lula fez tudo isso, degradou-se desse jeito, submeteu-se a tamanha humilhação porque alegava que a CPI para apurar corrupção nos Correios iria dar palanque à oposição. Dizia não ser por medo do que se poderia descobrir, mas para não tumultuar o processo político. Teria valido a pena sofrer tanto desgaste moral e político para no fim sair assim tão vergonhosamente derrotado? Ainda que protele sua instalação ou que venha a controlá-la ocupando a presidência ou a relatoria, ainda que impeça o seu funcionamento na prática, o estrago está feito e a oposição já conseguiu um palanque do tamanho do país.


Apenas com o que veio a público esta semana já se tem idéia de até onde desceu o governo do PT. Nem se fala dos milhões liberados em emendas de parlamentares para a operação abafa. "Eles só faltaram se ajoelhar", teria dito o deputado Roberto Jefferson, referindo-se ao encontro em que José Dirceu e Aldo Rebelo o convenceram a retirar as assinaturas do seu partido no pedido da CPI. Aliás, eles só se encontraram porque, segundo ainda o presidente do PTB, a empregada se distraiu e os dois conseguiram entrar no apartamento contra a vontade do dono.

É humilhação demais, não é não? Pode-se sempre alegar que essas versões, vindo de onde vêm, não são confiáveis. Sim, mas depois que o presidente da República declarou publicamente que Jefferson era um "parceiro" e que lhe daria um cheque em branco, mesmo com as suspeitas que pesam sobre ele, tudo é verossímil. Alguém poderia imaginar antes que o chefe da Casa Civil iria telefonar para Garotinho pedindo ("pelo amor de Deus", segundo o próprio) sua ajuda para retirar assinaturas? Como confiar num governo que escolhe ser refém de Roberto Jefferson e do marido de Rosinha?

Entende-se assim a revolta do deputado Chico Alencar, que se recusa a adotar "um comportamento contraditório ao que aprendemos a ter no PT", compreende-se a tristeza e o desencanto de um petista como Eduardo Suplicy, ameaçado de punição pelo grupo palaciano — o PT cortesão.

O pior é que tudo isso está sendo feito não em função de algum fim que politicamente justificasse os meios — pelas reformas, por um plano de salvação nacional, por exemplo. Não. Como disse o senador Cristóvam Buarque, ex-ministro da Educação, Lula está vendendo a alma não por causa de um projeto de nação. "Está sendo vendida em nome de nada, só do poder pelo poder." Só para ser reeleito.
o globo

Nenhum comentário:

Arquivo do blog