Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, março 30, 2005

Folha de S.Paulo - Editoriais: SHARON AVANÇA - 30/03/2005

Se há alguém que realmente deixou a esquerda perplexa e a direita indignada, essa pessoa é o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon. O general de linha dura antes execrado pela centro-esquerda israelense hoje não apenas arranca elogios dos antigos adversários como governa com o seu apoio. Quem lhe faz a oposição mais ferrenha são seus próprios companheiros de partido, o Likud, que está rachado.
Antes tido como um campeão da direita e grande incentivador dos assentamentos judaicos em territórios palestinos, Sharon é hoje visto como um traidor pelos colonos ultra-ortodoxos, que pedem a sua cabeça e ameaçam deflagrar uma guerra civil se o premiê levar em frente seu plano de retirada de Gaza.
Foi justamente o projeto de devolver Gaza aos palestinos que caracterizou a guinada de Sharon, com a ruptura de suas antigas alianças e a criação de novas. É claro que esse processo não se deu sem sobressaltos. Nesta semana, porém, o premiê obteve duas importantíssimas vitórias sobre os que ainda tentavam frustrar os seus intentos.
Na segunda-feira, o Knesset (Parlamento) rejeitou a proposta de submeter a retirada de Gaza a referendo popular. Essa era uma medida meramente protelatória, pois a esmagadora maioria dos israelenses é favorável a esse plano. Mais importante, ontem o governo conseguiu finalmente aprovar a lei orçamentária de 2005. Era essa a frente em que a oposição a Sharon vinha apostando. Se a peça não fosse votada até o dia 31, o gabinete seria automaticamente dissolvido, o que teria implicado pelo menos um atraso na implementação da saída de Gaza.
Espera-se agora que Sharon, fortalecido pela vitória, consiga abandonar Gaza o mais rapidamente possível e ao menor custo político. Gaza é apenas um primeiro passo -e o menos complicado- na complexa negociação de paz com os palestinos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog