Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, março 22, 2005

Folha de S.Paulo - ELIANE CANTANHÊDE: O Saddam de Lula - 22/03/2005

BRASÍLIA - Severino agora mete a faca no pescoço de Lula, avisando que, ou ele nomeia o afilhado Ciro Nogueira para as Comunicações, ou o PP vai se aliar ao PFL. Na lata, em bom e claro antitucanês.
Com a Câmara fora de controle, o governo precisa das estacas da reforma ministerial para se ancorar no Senado. O ex e o atual presidente da Casa, José Sarney e Renan Calheiros, se encontram hoje com Lula para acertar as vagas de dois senadores, Romero Jucá, do PMDB, e Roseana Sarney, de saída do PFL.
Jucá parece certo para a Previdência e, apesar do PT (quem não chora não mama, ainda mais petista no governo Lula), a ida de Roseana para a Coordenação Política faz sentido.
Ela foi cotada para Planejamento, mas não entende nada disso. Depois, oscilou entre Cidades e Integração Nacional e, enfim, entrou na discussão para a Coordenação, porque o preferido, João Paulo Cunha, do PT, não abre mão de concorrer ao governo de São Paulo contra o nome do Planalto, Aloizio Mercadante.
O PT acha que Roseana na Coordenação é absurdo, mas tem mais motivos para reclamar se ela for para Cidades ou Integração, que são de grande utilidade política, sobretudo para a reeleição de Lula. Têm recursos, ramificação nos Estados e atingem importantes faixas do eleitorado. E Cidades é de Olívio Dutra, amigão de Lula, e cheia de petistas.
Na Coordenação, porém, Roseana não teria máquina e trabalharia diretamente com José Dirceu, mapeando o Congresso, identificando bolsões de insatisfeitos, antecipando tendências e votos. Unindo o útil ao agradável: ela gosta, o governo precisa.
Mercadante lançou a idéia, Dirceu gostou e Lula considera: "Ela conversa bem com os governadores e os prefeitos", anda dizendo a amigos.
O Planalto tem de armar o Senado para neutralizar as bombas da Câmara. Elas pareciam de festim, mas são em cifrões e em ameaças pré-eleitorais. Severino é o Saddam Hussein de Lula. Melhor para os generais Renan e Sarney, que só se fortalecem.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog