Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, setembro 06, 2007

Radar


Lauro Jardim (ljardim@abril.com.br)


ECONOMIA

Viana na Helibras
O petista Jorge Viana, ex-governador do Acre e tido como um possível sucessor de Ricardo Berzoini na presidência do PT, decidiu fazer sua primeira incursão na iniciativa privada. Foi convidado para presidir o conselho de administração da Helibras, a maior fabricante de helicópteros da América Latina. Topou. A Helibras é controlada pela multinacional Eurocopter e tem participação de 25% do governo de Minas Gerais.

Costura com Lula e Aécio
Antes de dizer o "sim", Jorge Viana conversou com Lula e com Aécio Neves. Meses atrás, Viana recusou um convite de Lula para integrar o ministério. E tem dito que só volta ao dia-a-dia da política em 2009.

A Votorantim avança
A Votorantim vai anunciar retumbante entrada num novo negócio na próxima semana.

STF

Sem troca de passe

Logo que chegou a Brasília para assumir sua cadeira no Supremo, o peladeiro de fim de semana Joaquim Barbosa foi convidado várias vezes para bater uma bolinha nas partidas que Lula organiza na Granja do Torto. Prudente, o atacante Barbosa nunca topou. Com a recusa, marcou um golaço.

Se Renan cair...

Vidal Cavalcante/AE
Roosewelt Pinheiro/Ag. Brasil
Lula e Sarney: ambos defendem Renan, mas o plano B está traçado

Lula está ajudando Renan Calheiros a tentar se safar. Mas, se ele for cassado na quarta-feira, Lula vira José Sarney desde criancinha: apoiará o ex-presidente na disputa pela sucessão de Renan. Sarney é um dos porta-estandartes de Renan nos últimos meses. Se Renan cair, no entanto, quer a cadeira de presidente do Senado. Não admite esse desejo nem para a mulher. Mas, a seu modo, sempre deixando o interlocutor em dúvida sobre sua real intenção, trabalha para isso.

GOVERNO

Os metalúrgicos
O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbaiev, que desembarca no Brasil no dia 28, é doutor em economia, mas vai encontrar afinidades com Lula. Ele foi metalúrgico durante dezesseis anos. Trabalhou como torneiro mecânico, assim como Lula. Depois é que Nazarbaiev se doutorou em economia.

Deu bode no BNDES 1
As associações de funcionários do BNDES estão em pé de guerra com o novo presidente, Luciano Coutinho. O motivo foi a nomeação do consultor Paulo Ferraz para o cargo de chefe do departamento Nordeste. Argumentam que Ferraz não é funcionário de carreira e trabalha para empresas que têm negócios com o banco.

Deu bode no BNDES 2
Mas o que mais irritou as associações de funcionários foi a nomeação sem que elas tivessem sido consultadas. A queixa é que isso fere o Acordo Coletivo de Trabalho, que prevê que as vagas devem ser oferecidas primeiro aos funcionários de carreira. Se, por um lado, esse tipo de amarra pode engessar a administração, por outro reduziu o dano ao BNDES no auge do aparelhamento petista. Foram as associações que gritaram quando, no primeiro governo Lula, a dupla Carlos Lessa e Darc Costa abriu para os companheiros a possibilidade de serem conselheiros em empresas nas quais o banco tem participação – uma bocada espetacular.

ELEIÇÕES 2010

O arco de Ciro
Ciro Gomes, em sua peregrinação para construir pontes para a sucessão de Lula, está junto dos partidos de esquerda, mas também anda cortejando o PP.

SÃO PAULO

Os petistas do Kassab
Uma pesquisa feita pelo Datafolha no mês passado em São Paulo mostra que, veja só, o prefeito Gilberto Kassab conquistou parte do coração dos petistas. Só 26% dos que se declaram petistas reprovam a administração do prefeito do DEM. E 33% deles dão notas entre 7 e 10 para o governo Kassab.


Gisele despreza dólares

O dólar acaba de ter uma prova de que seu prestígio está abalado: a moeda americana não é mais a mesma para ninguém menos do que Gisele Bündchen. No contrato que acabou de assinar para ser a garota-propaganda do xampu Pantene no Brasil, Gisele exigiu receber em euros. Nada de dólares, como o usual. Esse detalhe surpreende mais do que a quantia que ela ganhará pelo contrato de um ano, renovável por mais dois. Gisele vai receber 1 milhão de euros. Mas esse total pode dobrar, dependendo do desempenho da marca.

João Sal/Folha Imagem
Gisele: sua moeda forte é o euro

PROPAGANDA

A Fischer cresce
A Fischer América comprou (mas só divulgará oficialmente nos próximos dias) a agência Fala!, fundada no ano passado e que ocupa a 37ª posição no ranking das maiores do Brasil.

RELIGIÃO

Uma multinacional brasileira
A Igreja Universal do bispo Edir Macedo está prestes a bater a marca dos 700 templos fora do Brasil. Da Costa do Marfim (onde tem 23) a Luxemburgo (quatro), passando por Israel (dois). Enquanto isso, a Igreja Católica, via CNBB, preocupa-se mesmo é em apoiar a esdrúxula campanha pela reestatização da Vale do Rio Doce.

AGROBUSINESS

A hora e a vez da mula
Sabe quanto custa uma mula em bom estado? Algo entre 20.000 e 30.000 reais. A valorização do animal produziu sua primeira conseqüência comercial. A Lagoa da Serra, a maior central de inseminação artificial do país, lança até o fim do ano uma novidade no mercado brasileiro: o sêmen de jumento. Sai por 600 reais a dose. Se no cruzamento der mula, ótimo para o comprador do sêmen. Terá um animal valorizado, dócil e confortável para andar. E se sair um burro? Bem, o mínimo que se pode dizer é que o comprador poderia ter tido mais sorte: o burro não vale mais do que 4 000 reais.

Notas diárias em www.veja.com.br/radar – acesso livre



Foto Milton Dória/Folha Imagem




Arquivo do blog