Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, setembro 07, 2007

A queda no preço do iPhone

A Apple derruba os preços

Só no iPhone, a redução é de 200 dólares


Carlos Rydlewski

Justin Sullivan/AFP
Jobs: desculpas e crédito para quem já havia comprado o celular

Os consumidores estão habituados à queda de preços dos produtos de alta tecnologia. Paga-se um tanto por um computador que um ano depois estará sendo vendido pela metade do preço. O celular mais comercializado do mundo, o Razr da Motorola, estreou por 499 dólares e hoje pode ser comprado por menos de 100 dólares. Mas o preço despencar radicalmente em apenas três meses é um tanto fora do padrão. Na quarta-feira, Steve Jobs, o presidente da Apple, anunciou um corte de 200 dólares no valor do iPhone, lançado dois meses e meio atrás. O preço inicial de venda de 599 dólares nos Estados Unidos caiu para 399 dólares. Cortes dessa proporção são inéditos na história da Apple. Para quem planeja comprar um iPhone, a redução de preços é uma notícia a ser festejada. Para quem já comprou, a sensação é a de ter sido enganado. Jobs teve de se desculpar por meio de uma carta aberta, publicada no site da companhia. Também ofereceu, a título de compensação, 100 dólares em crédito nas lojas da Apple para os proprietários antigos do iPhone. A iniciativa pode custar 75 milhões de dólares.

A redução de preço do iPhone não foi a única novidade. Jobs apresentou a nova família do iPod, o tocador de música que vendeu mais de 110 milhões de unidades desde 2001. Versões do Nano e do Shuffle (veja quadro) estão entre 20% e 25% mais baratas do que modelos de um ou dois anos e meio atrás. Há justificativas variadas para a queda dos preços. No caso do Nano e do Shuffle, a explicação está na diminuição do valor de componentes. Em relação ao iPhone, trata-se de uma agressiva tentativa de estímulo às vendas. A Apple vendeu 750 000 celulares e quer emplacar 1 milhão até o fim de setembro. A concorrência também perturba. A Nokia lançou no mês passado um aparelho com as mesmas características do iPhone. O Google tem planos de fazer o mesmo em 2008.

Em tese, também existe gordura para o corte no preço. Estudo da consultoria americana iSuppli indica que o custo de produção do celular da Apple é de 280,83 dólares. Com a nova família do iPod, a empresa lançou na semana passada um aparelho que é quase um clone do iPhone, apenas meio centímetro menor e um pouco mais fino. Foi batizado de iPod Touch e não faz ligações nem usa o programa de e-mails do celular. Mas tem tela sensível ao toque e conexão sem fio com a internet. Custa 299 dólares com 8 gigabytes e 399 dólares com 16 gigabytes. Mantido o preço antigo de 599 dólares, o iPhone enfrentaria a concorrência de seu gêmeo iPod. "Tenho certeza de que tomamos a decisão certa", disse Jobs. O difícil é explicar à torcida.




Fotos Divulgação

Arquivo do blog