Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, setembro 07, 2007

Dois, três, quatro... em um

Eis três exemplos de aparelhos vendidos no Brasil que pertencem a um segmento tecnológico no qual um único aparelho pode oferecer múltiplas funções. O que dizem os especialistas:

Marcelo Kura

CELULAR

Funções adicionais: tocador de MP3 e câmera fotográfica
Comentário dos especialistas: do ponto de vista econômico, compensa comprar o aparelho "três-em-um", uma vez que, separadamente, eles encareceriam a conta em 15%. Mas será certamente insuficiente para quem busca uma câmera mais potente (as dos celulares vão até 5 megapixels) ou um tocador de MP3 com maior capacidade de memória (o limite de um tocador no celular é de 2 gigabytes)


VIDEOGAME

Funções adicionais: tocadores de DVD, CD, MP3 e MP4, além de transferir conteúdos digitais do computador para a televisão
Comentário dos especialistas: os modelos mais avançados, como o Xbox 360, cumprem bem todas as funções a que se propõem, por um preço cerca de 40% menor

Fotos Divulgação

GELADEIRA

Funções adicionais: TV
Comentário dos especialistas: economiza-se em espaço, mas gastam-se cerca de 3 000 reais a mais pela união dos dois aparelhos

Pagou por 29, mas levou 27

O que os aparelhos de TV de 29 polegadas vendidos no Brasil – todos os de tubo, não importa a marca – têm em comum? Eles vêm com tela de 27 polegadas, 2 a menos do que sugere a propaganda. Explica Rogério Molina, ex-gerente de produtos da Samsung: "A medida mais divulgada no Brasil inclui a moldura do aparelho, e não só a tela". A mesma lógica vale para os outros tamanhos de TV, cuja tela costuma ter 1 ou 2 polegadas a menos do que o anunciado. Molina diz que o manual esclarece a diferença entre as duas coisas. Como na hora da compra ninguém consulta manuais, em geral se leva um aparelho de 27 polegadas de tela achando tratar-se de um de 29.

Fontes consultadas por VEJA: Alexandre Barbosa (consultor na área de tecnologia), Alexandra Reis (da consultoria IDC Brasil), Ângelo Di Fraia Neto (da Samsung), Bernardo Tinoco (da consultoria GFK Brasil), Davi Toledo (da consultoria Telecos), Duda Escobar (da PhotoImageBrazil), Ethevaldo Siqueira e Fernanda Summa (da LG), Jocelyn Auricchio (especialista em games), Marcelo Zuffo (professor da Universidade de São Paulo), Maurício Guarnieri (da Panasonic), Paulo Breviglieri (da Qualcomm), Ricardo Carnaval (da Retes), Rodrigo Azevedo (da Brastemp), Rodrigo Tozzi (da Palm)


Com reportagem de Naiara Magalhães

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