Entrevista:O Estado inteligente

sábado, março 17, 2007

Internet O que é fato e o que é ficção na Wikipedia

O difícil é separar fato de ficção

A Wikipedia é um fenômeno da era da
informação, mas seu ponto forte, a criação
coletiva, também produz suas fragilidades


Rosana Zakabi

A enciclopédia on-line Wikipedia é uma prova eloqüente do impacto da internet na divulgação de conhecimento no mundo atual. Com versões em 250 idiomas, ela é construída pouco a pouco pelo próprio público que a utiliza. Verbetes podem ser criados ou modificados por qualquer pessoa diante de um computador. O resultado é que, em seis anos de vida, a Wikipedia já conta com 6 milhões de verbetes – contra 120.000 da tradicional Enciclopédia Britânica. O ponto forte da Wikipedia, o fato de ser criada coletivamente por milhares de especialistas, também produz o seu ponto fraco. Nunca se pode garantir a veracidade das informações divulgadas. Há duas semanas, revelou-se uma fraude que expôs as falhas da Wikipedia no que diz respeito à credibilidade. A enciclopédia tem um time extenso de editores, também anônimos, que monitoram as informações enviadas pelo público e selecionam as mais relevantes, traduzem artigos, corrigem erros e cuidam para que não haja vandalismo verbal no site. Descobriu-se que um desses editores, que se apresentava como professor de religião de uma universidade particular, era na verdade um jovem de 24 anos que nem diploma universitário tem. Na semana passada, Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, prometeu maior rigor na seleção dos editores, que se apresentam apenas com pseudônimos.

O anonimato dos colaboradores da Wikipedia cria uma democratização ilusória, que na verdade coloca peritos e impostores lado a lado. Em geral, se há informações contraditórias sobre determinado tema, o site publica ambas e avisa que há controvérsia sobre o assunto. A rigor, muitos dos verbetes de qualquer enciclopédia convencional suscitam polêmica. A criação dos verbetes é sempre entregue a especialistas nas respectivas áreas, mas outros acadêmicos podem defender teses completamente diferentes. Nesses casos, a Enciclopédia Britânica adota o procedimento de indicar obras que discordam de seu conteúdo. Na Wikipedia, a origem dos verbetes e das idéias que eles apresentam é desconhecida. De qualquer maneira, ela é uma ferramenta útil para iniciar pesquisas e descobrir que caminhos seguir. Com o acesso freqüente ao site, é possível identificar os verbetes duvidosos, em geral mal escritos, e os que têm por trás um ou mais especialistas.

Outras enciclopédias on-line prometem aperfeiçoar a idéia da Wikipedia. A Conservapedia, lançada em novembro, copia a concorrente, mas exige a citação das fontes utilizadas para a pesquisa. A Citizendium, que deve entrar em operação nos próximos meses, será uma espécie de Wikipedia sem anonimato. Com as enciclopédias on-line, a antiga utopia de reunir todo o conhecimento humano numa única fonte, que teve sua maior representante na enciclopédia francesa criada no século XVIII pelo filósofo e escritor iluminista Denis Diderot, ganha contornos ainda mais espetaculares. Agora, é preciso encontrar meios de tornar mais confiáveis suas equivalentes do século XXI.

Arquivo do blog