Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 11, 2006

Comuns e traiçoeiros


Uma pesquisa revela que remédios de
uso cotidiano, como os analgésicos, são
a maior causa das alergias graves


Paula Neiva


Urticária, inchaço, falta de ar, náusea, dor abdominal. Esses são os sintomas mais comuns das crises graves de alergia – distúrbio que, no jargão médico, tem o nome de anafilaxia. Em alguns casos, esses ataques são tão violentos que podem levar à morte por asfixia ou por parada cardíaca. Estima-se que 250.000 brasileiros estejam sob o risco de sofrer uma reação alérgica intensa, o que representa cerca de 0,5% dos 55 milhões de vítimas de alergia no país. A maioria desses episódios potencialmente fatais, revela uma pesquisa da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, é deflagrada por remédios de uso corriqueiro, sobretudo analgésicos, antiinflamatórios e antibióticos. O dado é especialmente preocupante num país como o Brasil, onde a automedicação é um hábito cultivado por 60% da população. No segundo lugar do ranking dos causadores de alergia grave estão os alimentos, seguidos pelas picadas de insetos (veja o quadro).

A alergia tem um forte componente genético. Ela resulta de uma interpretação equivocada e exagerada do sistema imunológico diante de uma substância estranha ao organismo que normalmente não causaria nenhum mal – tanto pode ser um ácaro quanto um camarão frito. O sistema imunológico entra, então, em alerta e inicia o ataque contra o suposto inimigo. O processo é deflagrado em menos de um minuto e atinge o seu ápice na primeira meia hora. "Identificar as causas de uma reação alérgica é fundamental porque, em geral, as crises tendem a se agravar nos contatos posteriores com o seu agente deflagrador", diz o médico Luiz Antonio Bernd, um dos coordenadores do estudo. Por isso, não se deve negligenciar nenhuma reação alérgica, ainda que ela seja branda. Nos prontos-socorros de referência das grandes cidades brasileiras, três pessoas, em média, são atendidas diariamente vítimas de uma crise aguda de alergia. O tratamento prevê injeções de antialérgicos e até mesmo de adrenalina, para reverter rapidamente os sintomas mais graves.

É verdade que nem sempre é fácil identificar agentes causadores de alergia. Mas já há exames de sangue e testes na pele capazes de revelar cerca de 200 dos principais alérgenos – do leite à proteína da banana, do veneno de abelha ao látex. A medicina avançou também no tratamento da doença. Além de remédios mais seguros e potentes, existem vacinas de controle da reação a ácaros, pólen, fungos e venenos de insetos. Aplicadas ao longo de três anos, em média, elas são eficazes em pelo menos 70% dos casos.

EXCLUSIVO ON-LINE
Mais sobre o tema

Arquivo do blog