Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, agosto 23, 2006

FHC defende impeachment de Lula

FHC defende impeachment de Lula: "Tem que ser responsabilizado"
22.08, 12h10
Durante palestra feita na capital paulista na última segunda-feira (21.08), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que os atos irregulares de petistas no governo justificariam o afastamento do presidente Lula. Ele chegou a comparar a situação com o impeachment de Fernando Collor, que segundo o tucano foi fruto de corrupção isolada, de "alguém que não era do governo". Para FHC, na administração petista a corrupção se disseminou "por um conjunto de pessoas, ministros do governo, formando uma cadeia".

O ex-presidente usou a entrevista de Lula ao Jornal Nacional, da Rede Globo, para demonstrar como é nebuloso o caso da responsabilidade pela corrupção no primeiro escalão. "Não por acaso hoje ou ontem, quando seja, o presidente da República diz: 'Eu demiti os meus ministros.' Devia ter demitido. Mas não demitiu. E ao não demitir, admitiu. Tem que ser responsabilizado", sentenciou.

Sobre as justificativas de Lula, que a corrupção seria fruto do atual modelo político, FHC concordou em parte, mas reafirmou que há uma "questão de polícia e de tribunal". "É uma situação que pode terminar em crise. Aconteceu isso na Venezuela, com a eleição de Hugo Chávez. Temos que evitar que isso aconteça. É um caminho de crise institucional."

Segundo o tucano, falta "um curto-circuito" no cenário eleitoral, "alguém que grite 'basta' com força. Alguém que dê nome aos bois e se arrisque. É preciso ter coragem e dramatizar. Está faltando o dramatizador", defendeu.

Arquivo do blog