Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, agosto 29, 2006

Eliane Cantanhede - Terceiro mandato



Folha de S. Paulo
29/8/2006

O projeto "Lula, 20 anos" passa pela eleição de Lula para um terceiro mandato em 2015. Calma! Não é brincadeira, não! O homem, que já não é um poço de humildade, está com o ego na Lua diante da possibilidade concreta de vitória no primeiro turno e sonha longe. O céu é o limite.
Ao martelar, via ministros, deputados e assessores, que está disposto a passar a faixa presidencial de mão beijada para José Serra ou principalmente para Aécio Neves em 2010, Lula não deixa dúvidas. O tal "pacto nacional", que passa a incluir o fim da reeleição, com a volta de mandato de cinco anos, só pode ser para isso: o terceiro mandato.
O PT, em frangalhos, só elege governadores em três Estados periféricos e não tem um só nome em condições de disputar a sucessão de Lula em 2010. O que Lula faz? Insufla os tucanos, jura que vai ajudar na eleição deles, pede em troca o fim da reeleição e, pimba!, se colar, estará com o caminho livre para voltar em 2015, nos braços do povo.
Pergunta nº 1: o que Serra lucra ao enterrar a reeleição, se ele é franco favorito para o governo de São Paulo e pode querer manter o cargo daqui a quatro anos?
Pergunta nº 2: o que Aécio lucra, se deve ser consagrado com 70% dos votos em Minas e tem um ótimo horizonte para a eleição presidencial de 2010, sem um adversário forte no PT? Vai jogar a chance de reeleição fora, de véspera?
Que há conversas entre petistas e tucanos, há, como sempre houve. Até porque Lula sabe que o eventual segundo mandato não vai ser um passeio e ele vai precisar de uma oposição boazinha, mais ou menos como a que vem enfrentando, apesar de tudo.
E governadores não querem briga com o Planalto. Daí aos dois tucanos mais promissores caírem na lábia de Lula é outra história. Uma história para eleitor ver -e desconfiar

Arquivo do blog