Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, outubro 11, 2005

ELIANE CANTANHÊDE Carne aos leões

fsp
 
BRASÍLIA - O grande temor dos seis deputados petistas que estão na lista de cassações e ainda podem renunciar é que, se os parlamentares dos demais partidos renunciarem, só sobrem eles para o matadouro. A Câmara tem de dar uma resposta à sociedade. Eles seriam essa "resposta". Ou seja: carne aos leões.
Além disso, o PT do Pará e de São Paulo, por exemplo, não quer ver seus melhores quadros cassados às vésperas das eleições, perdendo os direitos políticos até 2015. Até lá, quem vai puxar os votos do partido nos Estados? Melhor um Paulo Rocha e um João Paulo Cunha na mão, enlameados e concorrendo, do que voando, cassados e fora dos palanques.
Essas, porém, são considerações pragmáticas. Há as éticas. Não foi o próprio José Dirceu quem disse que renunciar é reconhecer a culpa? Ele, aliás, já está no Conselho de Ética, não pode mais renunciar.
Renunciar é fugir da raia, tem cheiro de covardia. É não só reconhecer a culpa como se aproveitar de um jeitinho muito sem-vergonha de sair hoje para se candidatar amanhã e voltar sem processo, novinho em folha e pronto para outra.
Se temem ficar sozinhos, os petistas devem saber que pelo menos um outro fica até o fim: Roberto Brant (PFL).Quando caiu na rede, ligou para os jornais e contou a verdade: a Usiminas ajudou sua campanha e mandou que ele pegasse o dinheiro nas empresas de Valério. Ele pegou. O mais genuíno caixa dois. Como se recusou a mentir, se recusa a renunciar. Quer ficar, ser julgado e, de preferência, absolvido. Cassado ou não, desiste da política e volta para casa.
A alternativa dos cassáveis é correr o risco da cassação e sair pelos fundos, ou renunciar e voltar depois pelos fundos, escondido. O que é pior?
Para o governo e para os juizes, a renúncia é uma mão na roda, porque abrevia o constrangimento geral e encerra a crise. Mas, para os acusados, pode ser uma mancha para sempre no próprio espelho. E, para a opinião pública, um vexame histórico.

Arquivo do blog