04/07/2005 ¦ 11:00
Palocci aprova cassação de José Dirceu
Comentário da cientista política Lucia Hippolitto na CBN:
"A semana se inicia promissora. Ou virão novas revelações ou, pelo menos, confirmações de velhas denúncias nos depoimentos à CPI dos Correios.
A ex-secretária do publicitário envolvido até o pescoço em mau comportamento, a sra. Fernanda, deverá depor na CPI. Assim como o seu ex-chefe, o sr. Marcos Valério.
O depoimento dele deverá ser enriquecido com a confissão de José Genoíno de que Marcos Valério foi sim, ao contrário do que Genoíno vinha afirmando anteriormente, avalista de um empréstimo bancário que o PT fez junto ao BMG.
Como o PT não teve condições de pagar a primeira parcela, imaginem quem pagou. Foi o publicitário Marcos Valério!
Mas pelo que demonstram documentos oficiais do governo Lula, Marcos Valério foi amplamente recompensado: ganhou contas milionárias de publicidade de empresas estatais.
Dolorosamente, as denúncias do deputado Roberto Jefferson vão se confirmando. E estranhamente, o principal personagem do drama tem fugido ao combate, tem se recusado a esclarecer dúvidas e a fornecer explicações.
Todo-poderoso nos primeiros meses de governo Lula, mas um pato manco desde que o escândalo Waldomiro Diniz explodiu no seu colo, o deputado José Dirceu mantém-se na defensiva, quieto, sem reação, desde que foi praticamente expulso da Casa Civil pelo peso das denúncias do deputado Roberto Jefferson.
Mas de três dias para cá, começa-se a conversar a sério sobre a necessidade imperiosa da cassação do mandato do deputado José Dirceu.
Se as acusações pesadíssimas feitas por Roberto Jefferson forem verdadeiras, só a metade já basta para cassar o mandato do deputado José Dirceu. O decoro parlamentar nunca teria sido tão enxovalhado.
Desde que assumiu a Casa Civil, Dirceu colecionou uma tonelada de inimigos. De telefonemas não respondidos até comentários desairosos a respeito de certos aliados, José Dirceu correu todo o alfabeto da truculência, arrogância, desprezo por aliados que se revelaram mais obedientes do que o PT.
Tão esperto, que no final terminou como um dos mais ingênuos deputados da República brasileira. Nunca, na história deste país, se viu alguém tão esperto ser totalmente enrolado, engolido mesmo, da forma com foi José Dirceu.
Não é à toa que, nas conversas envolvendo o presidente Lula, o ministro Palocci e as lideranças responsáveis da oposição, o prato principal tem sido a lista de cassações para purgar os erros do Legislativo e do Executivo.
Sem nenhuma surpresa, o nome que encabeça a lista é o do deputado José Dirceu. É a chamada cesta básica da corrupção, a ser enriquecida com caciques petistas sem mandato.
Mas isso é assunto para o PT. Assunto para o Congresso é a cassação de José Dirceu. Palocci aprova."
Nenhum comentário:
Postar um comentário