Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, julho 15, 2005

Lucia Hippolito :A delicadeza foi para o beleléu


blog noblat

 

"A oposição continua tentando digerir os resultados da Pesquisa CNT/Sensus, divulgada na terça-feira. O aumento da popularidade do presidente Lula, apesar da avalanche de irregularidades que ameaça engolir o PT e o seu governo, deixou a oposição desnorteada.

 

Isto porque, diante da gravidade dos acontecimentos que vêm se acumulando nas últimas semanas, as oposições acharam que o governo se enforcaria sozinho.

 

Este cenário era altamente conveniente. De um lado, o próprio governo se encarregaria de implodir. De outro, as oposições manteriam a elegância e fariam o papel de amparar Lula, como uma espécie de cadáver ambulante, até a hora de iniciar a campanha eleitoral de 2006.

 

A pesquisa CNT/Sensus pode ter indicado que a estratégia da oposição estava dando um pouco certo demais. O que se pode chamar de maldição da prece atendida. A turma pediu para chover na horta e veio uma enchente.

 

Lula continua com a popularidade em alta, 45,7% dos entrevistados afirmaram que ele não tinha conhecimento do mensalão, contra apenas 33,6% que achavam que ele sabia, e 47,8% declararam que Lula tem agido adequadamente no caso do mensalão, enquanto 31,9% acham que ele não tem agido adequadamente.

 

Pelo visto, a oposição entendeu que era necessário fazer uma correção de rumo. E, como sempre, o governo veio em seu socorro. Num interrogatório na CPI dos Correios, um deputado do PT envolveu o nome do senador Arthur Virgílio, líder do PSDB do Senado, como tendo recebido doação de campanha de uma empresa que está sendo investigada pela CPI.

 

Arthur Virgílio reconheceu que recebeu a doação e disse que ela estava legalmente registrada em suas despesas de campanha. Mas, conhecido pelo pavio curto, o senador foi para a tribuna do Senado e chutou o pau da barraca.

 

Apresentou a situação do presidente da República como um dilema. Segundo ele, ou o presidente Lula sabia de tudo e, portanto, é corrupto, ou o presidente Lula não sabia de nada, e portanto é um idiota. Arthur Virgílio fez questão de ressalvar que prefere considerar Lula um idiota, porém honesto.

 

O líder do PSDB recebeu o apoio de outros senadores de seu partido, mas também de um senador do PMDB e um do P-SOL. Em suma, a temperatura subiu, e a delicadeza foi para o beleléu.

 

Vamos ver como as forças políticas vão se comportar na semana que vem, quando finalmente teremos, ao vivo e a cores, os depoimentos de Delúbio Soares e Silvio Pereira na CPI dos Correios."

Nenhum comentário:

Arquivo do blog