Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, julho 13, 2005

"Bestas-feras em pleno picadeiro"

blog noblat

Do repórter Leandro Colon no Último Segundo:

 

"Documento que circulou internamente no portal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) classifica os integrantes da CPI Mista dos Correios de "bestas-feras em pleno picadeiro". O texto é assinado pelo diretor-geral da Abin, Mauro Marcelo de Lima e Silva.

 

O documento foi entregue à CPI pelo líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ). Além de chamar os parlamentares de "bestas-feras", o diretor da Abin revela o esforço para tentar impedir o depoimento do agente Edgar Lange à CPI sobre as investigações das denúncias de corrupção nos Correios. O esforço foi em vão, já que Lange acabou falando aos parlamentares na semana passada.

 

E é justamente neste contexto que o diretor-geral da agência ataca a CPI. "O que devo fazer é elogiar a conduta profissional de Lange, como um verdadeiro herói ao enfrentar as bestas-feras em pleno picadeiro", diz. "Os estragos à atividade profissional do Lange, mais os estragos a nossa reputação, só poderão ser avaliados com o tempo", afirma Silva.

 

Ao receber o documento, o relator da CPI, deputado Osmar Serráglio (PMDB-PR), procurou o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Jorge Armando Félix, que confirmou a veracidade do documento e sua circulação no sistema interno da Abin.

 

O diretor da Abin ainda insinua interesse da Advocacia-Geral da União (AGU) em não impedir o depoimento de Lange à CPI. "Estou, pessoalmente, tentanto entender a falta de empenho da AGU na proteção de nosso servidor", diz. E termina: "desse episódio vamos tirar muitas lições, mas lembrem-se, só podemos consertar o telhado com o tempo bom". As palavras de Silva já provocaram reações na CPI. O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), por exemplo, exige a demissão do diretor.

 

Eis a íntegra do documento:

 

"Há mais de um mês acompanhamos com perplexidade o envolvido do nome da Abin com o caso dos Correios. Por mais de uma vez já informei aos senhores da lisura de nossa participação na coleta de dados e produção de conhecimento nesse evento. Tentamos até a última hora evitar o depoimento do Lange na CPI, mas não foi possível.

 

Os estragos à atividade profissional do Lange, mais os estragos a nossa reputação, só poderão ser avaliados com o tempo. Neste exato momento, O que devo fazer é elogiar a conduta profissional de Lange, como um verdadeiro herói ao enfrentar as bestas-feras em pleno picadeiro.

 

Estou, pessoalmente, tentanto entender a falta de empenho da AGU na proteção de nosso servidor. Isso poderia ter acontecido com qualquer um de nós. Desse episódio vamos tirar muitas lições, mas lembrem-se, só podemos consertar o telhado com o tempo bom."

 

(Comentário meu: o Diretor-Geral da Abin e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional vivem às turras. O ministro acha que o diretor o atropela, muitas vezes despachando ou passando informações diretamente para outros auxiliares de Lula - ou para o própria Lula.

 

O diretor trabalhou na campanha de Lula em 2002. E caiu nas graças dele quando esclareceu o sequestro de um parente de um amigo de Lula. Em cima do laço, não é provável. Mas em breve, o diretor ou o ministro deverá dançar.)


Nenhum comentário:

Arquivo do blog