Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, junho 05, 2008

Caso Varig, mais um lixo da corrupção


(Giulio Sanmartini) Denise Abreu (foto), ex diretora da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) contou que foi pressionada pela ministra Dilma e pela secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, a tomar decisões favoráveis à venda da VarigLog e da Varig ao fundo americano Matlin Patterson e aos três sócios brasileiros.

Como a lei brasileira proíbe estrangeiros de ter mais de 20% do capital das companhias aéreas, a diretora queria documentos comprovando a origem de capital e a declaração de renda dos sócios brasileiros para verificar se tinham recursos para a compra.

Diz Denise Abreu: “Numa reunião, a ministra se insurgiu contra as duas exigências (comprovação de origem de capital e de Imposto de Renda dos sócios da VarigLog dizendo que isso não era da alçada de uma agência reguladora, mas do Banco Central e da Receita. Falou ainda que era muito difícil fazer qualquer tipo de análise tentando estudar o Imposto de Renda dos sócios da Volo porque era muito comum as pessoas no Brasil sonegarem imposto. Ela disse também que nunca ia se revelar como se deu a entrada desse dinheiro no País porque poderia haver um contrato de mútuo entre as empresas e que esse contrato, de gaveta, nunca apareceria. Eu respondi que a matéria deveria ser colocada sub judice e os meus colegas já haviam aprovado meu ofício no colegiado da Anac.

Dilma de quem o verdadeiro caráter está ficando cada vez mais a nu, como não poderia deixar de ser, está tirando o seu da reta, quando perguntada sobre o assunto disse: "Respondo dizendo que são falsas as afirmações".

Mais patética so as declarações do ministro da Defesa nelson Jobim: depois de bem ao estilo presidencial de “não saber nada” acrescentou: "Não vou (me inteirar sobre o assunto). Esse assunto não me diz respeito, não vou tomar nenhuma providência".

Vale Lembrar que Denise Abreu tal qual o assessor José Aparecido é gente do José Dirceu.

Arquivo do blog