Editorial |
Valor Econômico |
21/3/2007 |
Não é a primeira vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determina a apuração "imediata e rigorosa" de problemas que tornaram torturantes as viagens de avião no país, nem será a última. Há pelo menos seis meses panes sucessivas tiram do ar centenas de vôos e atrasam centenas de outros, sem que providências tenham sido tomadas e as falhas, corrigidas. Não se conhece um diagnóstico claro dos apagões aéreos, nem há um planejamento racional de ações para resolvê-los. O caos virou quase uma rotina. A solução para a crise aérea pode demorar ainda mais, pois há várias denúncias de corrupção pousando no Tribunal de Contas da União que envolvem a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero). O apagão aéreo já se politizou no mau sentido da palavra. Busca-se menos uma saída para uma grave crise do que ganhar pontos desgastando adversários. A oposição, capitaneada pelos tucanos e pelo PFL, tenta criar uma CPI para o tema, após ter recolhido o número de assinaturas suficientes com a ajuda da própria base governista, desarticulada como sempre. Os governistas tentam impedir a criação e o conflito fatalmente irá parar no STF, como muitos outros. Mais uma vez há muito jogo para a platéia. A oposição bloqueou investidas para se apurar o acidente no metrô paulista e nas CPIs que tiveram peso político decisivo, como a dos Sanguessugas, dos Correios e dos Bingos, mostrou-se sempre disposta a retirar-se de campo assim que as denúncias apontavam também em sua direção. Há vários fatos relacionados à pane dos aeroportos. A infra-estrutura tornou-se inadequada dado o crescimento da demanda por serviços - uma situação comum nos portos e nas estradas. A Infraero dispôs de verbas para reformas nos principais aeroportos do país, mas o TCU, em relatório preliminar, apontou irregularidades nas obras de 8 deles - como Congonhas e Guarulhos, dois dos maiores -, segundo "O Estado de S. Paulo" (20 de março). Há as suspeitas de sempre nos casos de fraudes: pagamentos antes da conclusão dos serviços, subcontratação das mesmas empresas para vários tipos de trabalho, escolha de companhias legalmente inabilitadas, uso de material inadequado em obras e suborno de fiscais. As denúncias precisam ser apuradas com determinação e rapidez, e é possível que uma CPI não seja o melhor caminho para isso. Mas como o governo está aparentemente empenhado em que nada seja investigado, a batalha da oposição é para criá-la e dar visibilidade às investigações, o que é tática legítima, desde que seja para valer. A corrupção em terra, porém, não é suficiente para impedir os aviões de irem ao ar. As panes no sistema Cindacta-1 de Brasília repetem-se com freqüência assustadora. As chances de novas tragédias aumentaram com as falhas do sistema de tráfego aéreo e nenhuma explicação clara e convincente para isso foi apresentada até agora. Uns dizem que o sistema foi modernizado e que tem servidores de reserva confiáveis. Os controladores de vôo dizem que nenhuma dessas afirmações é verdadeira. Corporativismo e burocracia se unem nesta hora para tentar provar que, se não existem causas, não existe o problema. A esses até agora insondáveis mistérios da tecnologia soma-se a verdadeira explosão da demanda por transporte aéreo e o congestionamento dos principais aeroportos. A competição entre as empresas aéreas tornou acessíveis as passagens de avião, ampliou o número de usuários, mas a oferta não cresceu proporcionalmente. Até agora se sentem os efeitos da crise da Varig, cujos serviços não foram inteiramente repostos pelas empresas concorrentes. A prática do overbooking é constante e as companhias parecem ter se preparado para uma guerra de marketing pra a venda de passagens e menos - muito menos - para o atendimento aos clientes em situações de exceção. A percepção é de que os preços caíram, mas a perda de qualidade dos serviços oferecidos foi atroz. Os prejuízos para a economia e para os clientes das empresas aéreas têm sido elevados. Se é preciso que uma CPI seja criada para que os responsáveis por um setor considerado de segurança nacional comecem a agir para atacar os apagões aéreos, que ela seja criada. Em países civilizados, bastariam seriedade, competência e dedicação. |
Entrevista:O Estado inteligente
- Índice atual:www.indicedeartigosetc.blogspot.com.br/
- INDICE ANTERIOR a Setembro 28, 2008
quarta-feira, março 21, 2007
Sem soluções à vista para os apagões aéreos
Arquivo do blog
-
▼
2007
(5161)
-
▼
março
(523)
- VEJA Carta ao leitor
- Anna Nicole Smith: a morte foi acidental
- O avanço das hidrelétricas na Amazônia
- A revolução do contêiner
- Malharias catarinenses ganham as passarelas
- Betty Milan, a nova colunista de VEJA
- Hormônios sintéticos contra o envelhecimento
- Médicos receitam estatinas até para crianças
- Quilombolas de todas as cores pleiteiam terras
- Aviação Agora parou de vez
- Atentado contra estudantes africanos em Brasília
- Partidos A fidelidade partidária em julgamento
- Trevisan denunciado por ex-companheiros
- Rabino Henry Sobel é preso por furto
- Roberto Pompeu de Toledo
- Diogo Mainardi
- André Petry
- MILLÔR
- Claudio de Moura Castro
- VEJA Entrevista: Constantino Junior
- Cindacta, a bomba por Guilherme Fiuza
- Dentro do cofre do PCC
- Feitos para crer
- A Gol e a goleada de Constantino Júnior
- Apagão aéreo: Lula entrega tudo o que os controlad...
- Miriam Leitão Razão do avanço
- MERVAL PEREIRA -Visão social
- DORA KRAMER Vacância de responsabilidade
- RUY CASTRO
- FERNANDO RODRIGUES
- CLÓVIS ROSSI
- Leôncio Martins Rodrigues Não dá mais para ignorar...
- Colunas O Globo
- Opinião Estadão
- Dora Kramer - O santo ainda é de barro
- Opinião Folha
- Colunas Folha
- REINALDO AZEVEDO Lula estatiza a isenção jornalist...
- Devagar, quase parando Villas-Bôas Corrêa
- PIB ainda por esclarecer
- Os paradoxos do novo PIB
- Os contratos na Bolívia
- Muito oba-oba para pouco PIB
- Força para os partidos
- Começou a reforma política
- Dora Kramer - Justiça tenta outra vez
- Celso Ming - Melhor na foto
- Alberto Tamer - Irã, em crise, raciona gasolina
- Merval Pereira - Novo patamar
- Míriam Leitão - Visão global
- Pela moralização
- A ministra pode esperar sentada
- Benefícios para a elite- Carlos Alberto Sardenberg
- Indústria, o patão feio do PIB "novo"
- Eliane Cantanhede - Na mosca
- Clóvis Rossi - A pergunta que falta a Lula
- A ONDA POPULISTA por Jorge Bornhausen
- Vôo cego
- Aversão ao cotidiano
- Míriam Leitão - Nova fotografia
- Merval Pereira - Procurando caminhos
- Élio Gaspari - Nem Salazar nem Cunhal. Viva Sousa ...
- Villas-Bôas Corrêa Os três poderes no compasso da...
- Aviões desgovernados
- O debate político e o PIB "novo"
- Peripaque: confissões
- Protestos fúnebres - Ruy Castro
- Clóvis Rossi - Dar entrevista não dói
- Fernando Rodrigues - "Democratas"
- Lula e o apagão aéreo
- CELSO MING Eletrocardiograma de um vivo
- Racismo de Estado por DORA KRAMER
- A lógica do julgamento político
- Valerioduto desviou R$ 39 mi do BB, diz PF
- Entrevista:Demétrio Magnolli- 'É uma incitação ao ...
- 'Não é racismo quando um negro se insurge contra u...
- REINALDO AZEVEDO Matilde e a revolução
- INFINITO ENQUANTO DURA por Adriana Vandoni
- A ministra Matilde Ribeiro tem de ser demitida e p...
- Energia empacada e falta de luz
- Clóvis Rossi - Estatizar o Estado
- Eliane Cantanhede - Multiplicação de aliados
- Painel - Permuta
- Produtor de água- Xico Graziano
- Dora Kramer - Padrão de (má) qualidade
- Celso Ming - A fatia do leão
- Concluir Angra 3
- A moeda de troca no Mercosul- RUBENS BARBOSA
- Pior mesmo é a brutal informalidade- JOSÉ PASTORE
- Míriam Leitão - Bela senhora
- Merval Pereira - Pulseira de segurança
- Luiz Garcia - Decisões longevas, vidas curtas
- Tarso e a verdade- Demétrio Magnoli
- Em cena, o Democratas- Ricardo Noblat
- Desejos, frustrações e distúrbios sociais
- Comemorando o quê?- Carlos Alberto Sardenberg
- Fernando Rodrigues - Lula e oportunidades perdidas
- Força a demonstrar
- Nas águas do futuro- José Serra
- Uma sociedade doente- Luiz Carlos Bresser-Pereira
-
▼
março
(523)
- Blog do Lampreia
- Caio Blinder
- Adriano Pires
- Democracia Politica e novo reformismo
- Blog do VILLA
- Augusto Nunes
- Reinaldo Azevedo
- Conteudo Livre
- Indice anterior a 4 dezembro de 2005
- Google News
- INDICE ATUALIZADO
- INDICE ATE4 DEZEMBRO 2005
- Blog Noblat
- e-agora
- CLIPPING DE NOTICIAS
- truthout
- BLOG JOSIAS DE SOUZA