Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, março 16, 2007

ONGs e a "calamitas"


Se Bento 16 recorresse ao latim para se referir às ONGs, não diria que elas são uma “plaga”. Não, ONG não é uma chaga. Talvez dissesse “calamitas”, uma praga, uma desgraça, uma calamidade. Certamente com exceções, claro, claro..., tornaram-se um meio de vida, um emprego, uma forma de enriquecer alguns espertalhões, bem mais caridosos do que nós com o próprio bolso e o próprio futuro.

Ora, qual o sentido original do chamado Terceiro Setor? Não ser nem estatal nem privado, mas um organismo que busca fazer seu trabalho com recursos obtidos na sociedade. Digam-me: uma ONG que consegue dinheiro de renúncia fiscal é “não-governamental”? Voltamos, de certo modo, ao tema da TV Pública. Os bacanas querem o dinheiro que iria para os impostos, que pertence ao conjunto dos brasileiros, para uma gestão privada — a única diferença é que podem argumentar que não buscam lucro. E daí? Muda o quê? Uma ONG que recebe na veia recursos do governo para seu “trabalho social” é não-governamental? Desde quando? É claro que o truque permite que o dinheiro público seja usado fora do alcance dos mecanismos de gestão e controle.

O requerimento da CPI falava de ONGs entre 2003 e 2006, período do governo Lula. Os governistas dizem que querem recuar a investigação a 1999. Que seja. Que voltem a 1995, se o objetivo é compreender todo o governo FHC. Mas o escândalo da Unitrabalho aconteceu foi no governo petista. É aquela ONG de que o “aloprado” (segundo Lula) Jorge Lorenzetti (um dos homens do dossiê) era diretor e que recebeu nada menos de R$ 18,5 milhões entre o início do governo Lula e setembro de 2006. Do total, R$ 4,1 milhões foram repassados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no dia 15 de setembro, um dia antes da prisão de Gedimar Passos e Valdebran Padilha.

Petistas e ongueiros vivem num verdadeiro condomínio. É só escarafunchar que se vai achar facilmente os dutos que ligam uma coisa à outra.
Por Reinaldo Azevedo
clicar

Arquivo do blog