Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, agosto 05, 2005

Tarso diz que Lula não está fazendo o suficiente para conter a crise

BLOG DO CASAGRANDE

O presidente interino do PT, Tarso Genro, em visível mudança de estratégia, passou a disparar contra as últimas atitudes adotadas pelo presidente Lula, como a de assumir um discurso populista para amealhar apoio de camadas mais baixas da sociedade. A declaração foi feita nesta quinta-feira (05.08), depois de Tarso se encontrar com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato.

Tarso não fez rodeios: "O presidente não só tem o direito como deve se comunicar com a população estabelecendo uma relação com a base social que o elegeu. Mas obviamente esta relação não é suficiente. A relação de um líder institucional com as comunidades de média, baixa e baixíssima renda é um ponto de partida importante para que haja um profundo relacionamento com a instituições formais do estado e da sociedade civil".

O presidente do PT falou que está de acordo com a proposta de Busato de convocar o Conselho da República, mecanismo constitucional criado para momentos de crise grave. "O diálogo nacional deve ser condensado em uma determinada instituição, para que o presidente possa se comunicar com a nação e a partir desse comunicado possa conduzir saídas para a crise e coloque o Brasil à normalidade do debate político, e não na excepcionalidade permanente que estamos vivendo já há algum tempo", afirmou.

Para Tarso, a convocação do Conselho da República não afeta a autoridade de Lula. "Só se você achar que um conselho, previsto na Constituição, foi constituído para tirar a autoridade do presidente. Pelo contrário, é para auxiliar, aconselhar", sustentou.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog