Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, julho 21, 2005

Lucia Hippolito : Tomara que ainda dê tempo


blog noblat

Hoje quero fazer uma respeitosa homenagem aos velhos. Aos velhos senadores. Meus respeitos ao senador Saturnino Braga, do PT do Rio de Janeiro, ao senador Jefferson Peres, do PDT do Amazonas, e ao senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul.

 
Todos homens experientes, que já viram muita coisa. Mas tenho certeza de que nunca tinha visto o que estão presenciando no Congresso Nacional e no país. Nenhum deles é contra o presidente Lula, ao contrário. Aplaudiram e apoiaram a ascensão do PT e a posse de Lula em 2003.

 
Se a orientação adotada no exercício do poder fosse outra, não negariam sua colaboração, seu apoio e, sobretudo, sua experiência. Mas aos três não foi dada a chance de ajudar enquanto isso foi possível.


Nos últimos dois dias, estes senadores foram testemunhas da visão pequena, estreita, mesquinha com que o PT via o país. Uma atitude de pirata, que chega, abusa, saqueia e foge.


Estes três senadores, sobreviventes de tempos até mais difíceis, porém mais generosos, foram obrigados a assistir ao deboche com que dois ex-dirigentes do PT enfrentaram a CPI mista dos Correios.

 
Silvio Pereira e Delúbio Soares debocharam do Congresso Nacional e da vida política brasileira, deram lições de moral sobre financiamento de campanha, reformas nas práticas políticas, pontificaram sobre organização partidária. E sobretudo omitiram, mentiram, distorceram ou apenas calaram sobre fatos gravíssimos, dos quais tinham sido, senão patrocinadores, pelo menos participantes ativos.


O contraste foi patético. Grandeza e miséria na condução da República e das próprias biografias encontraram-se nesses dias na CPI dos Correios.


Nada poderia ser pior ou mais constrangedor do que o desempenho desses dois ex-dirigentes do PT que mandaram na República, que em altas companhias esquartejaram a administração entre seus amigos e entre os amigos dos seus amigos, tudo regado a cachoeiras de dinheiro que jorravam de fontes privadas e públicas.


Diante do estupor e da quase paralisia dos jovens e inexperientes senadores e deputados do PT, os três velhos senadores deram o tom dos últimos dias.


Saturnino Braga, em sua doce indignação, lembrou que nem todos fazem campanha eleitoral à base de caixa 2 ou de dinheiro suspeito. Jefferson Peres denunciou a ópera bufa em que se transformaram os depoimentos, mostrando que os documentos falarão muito mais alto.


E Pedro Simon, em sua santa ira, ofereceu ao presidente Lula e ao PT o caminho da grandeza, da generosidade, do amor ao país e ao futuro.

 
Tomara que ainda haja tempo para que sejam ouvidos."


Nenhum comentário:

Arquivo do blog