Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, junho 12, 2008

Só Freud explica tudo aquilo, diz Lula sobre Denise Abreu


Leonencio Nossa, de O Estado de S. Paulo


BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desqualificou nesta quinta-feira, 12, o depoimento da ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil, Denise Abreu, que acusa a Casa Civil de interferir diretamente no processo de venda da Varig. "Só Freud explica aquilo lá", disse o presidente, em entrevista, depois de uma solenidade no Palácio do Planalto sobre trabalho infantil.

Veja também:

linkTurbulências da Varig especial

Lula negou que tenha havido tráfico de influência do governo durante o processo de venda da Varig. Segundo ele, a negociação foi toda acompanhada pela Justiça.

Para o presidente, Denise Abreu mentiu. "O problema da mentira é que quando você conta uma mentira uma vez é obrigada a mentir a vida inteira para justificar aquela mentira", afirmou. "Às vezes fico pensando como é que algum jornal, que acreditou nela (Denise)vai sair desta agora, porque quando você carrega na tinta como informação que não é verdadeira, depois precisa achar um jeito de sair", afirmou Lula, referindo-se ao Estado, que publicou em primeira mão a entrevista da diretora do órgão.

A uma pergunta sobre a influência de seu amigo e compadre, o advogado Roberto Teixeira, na operação de venda da empresa, Lula voltou a afirmar que a denúncia é "abominável". "Eu já disse uma vez e vou repetir agora, que é uma denúncia abominável, porque este processo começou com o juiz e terminou com o juiz", afirmou.

O presidente disse que o juiz da Primeira Vara Empresarial do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Ayoub, responsável pelo processo, tem dado entrevistas sistematicamente, para esclarecer o caso. "O governo não teve nenhuma participação, porque a Justiça assumiu para si", disse Lula.

Laranja

Lula disse também que gostaria de saber o que "aquela moça" fez na Comissão de Infra-Estrutura do Senado durante 8 horas e meia de depoimento. "Não sei, não assisti. Mas o que percebi é que o resultado é como se você espremesse uma laranja que não tivesse caldo", afirmou. "Na verdade ela (Denise) não tinha o que fazer. E como é que alguns senadores ficam tantas horas conversando?", questionou.

Ele afirmou que as pessoas que têm alguma denúncia contra quem quer que seja deveriam seguir o "caminho jurídico" para apresentá-las.

Arquivo do blog