Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, junho 23, 2008

Míriam Leitão Aumentar produção de alimentos não basta

Controle da inflação

Aumentar produção de alimentos não basta

O presidente faz o seu papel ao dizer que a inflação está sob controle. Não poderia dizer o contrário. E, embora o índice oficial da inflação venha registrando fortes avanços, segundo o IPCA, a alta dos preços ainda está sob controle mesmo. Mas quando se olha os números na margem, em especial os IGPs e o avanço do custo da cesta básica nos últimos doze meses, os dados são assustadores. A inflação está preocupando, ainda que não esteja fora de controle.

Aumentar a produção de alimentos é uma boa estratégia para controlar o problema, no Brasil e no mundo, mas não basta. A produção de alimentos depende também de fatores que a agricultura não consegue controlar, como o tempo. Além disso, a alta dos preços não está apenas no chuchu, no tomate e no feijão. Atinge também os produtos industrializados.

Mais um ponto positivo na postura do governo em relação à inflação é que a briga entre o Ministério da Fazenda e o Banco Central sobre o assunto não acontece mais, pelo menos não de forma visível. O ministério parou de defender um pouco mais de inflação para a economia crescer mais. O Banco Central, por sua vez, desistiu de levar a inflação ao patamar de 2%, que seria um número civilizado. Pelo sexto ano, a meta da inflação ficou em 4,5%. Ouçam aqui na CBN.

Arquivo do blog