Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, junho 11, 2008

Eliane Cantanhede - Vivendo perigosamente



O depoimento de horas e horas da ex-diretora da Anac Denise Abreu no Senado não foi importante por conter revelações novas, mas pela firmeza nas acusações e por detalhar cronologicamente toda a ação do Planalto e do compadre do presidente Lula na operação de 'salvamento' da Varig, à custa da lei, dos prazos, das cautelas obrigatórias.

As 'ingerências' da Casa Civil e a 'forma truculenta' com que o escritório do advogado Roberto Teixeira atuou na Anac 'são, no mínimo, imorais e podem gerar uma ilegalidade; eu não tenho dúvidas disso', disse Denise aos senadores.

É mais uma frente de batalha do governo, alvo fácil dos fatos e de denúncias que explodem de dentro --não de fora-- do poder. Desta vez, não apenas passando por Dilma Rousseff, a preferida de Lula para a sua sucessão, mas chegando a Teixeira, o compadre de Lula e Marisa que lhes emprestava casa para morar em São Paulo.

Mas não é a única frente, porque, enquanto o Senado ouvia Denise Abreu, a Câmara aprovava por apertadíssimos dois votos a ressurreição da CPMF com novo nome --CSS-- e um índice de 0,1% em todas as transações bancárias. A batalha agora será no Senado.

O governo gosta de viver perigosamente. E, enquanto isso, a inflação não pára de subir.

Arquivo do blog