Entrevista:O Estado inteligente

domingo, maio 06, 2007

O MST seria retrógrado no século 18 Mailson da Nóbrega


O MST concluiu o 'abril vermelho' com 81 invasões de fazendas, quase o dobro de 2005 (em 2006, se retraiu para não atrapalhar a reeleição do companheiro Lula). Realizadas para cobrar a reforma agrária, as invasões resultaram, mais uma vez, em esbulho, violência e desafio à lei.

O MST seria considerado esdrúxulo no século 18, quando se consolidavam, na Europa, as bases do maior ciclo de prosperidade do Ocidente. Naquela época, 90% dos europeus eram pobres. Três séculos e várias mudanças institucionais depois, a proporção dos pobres caiu para apenas 10%, sendo maior apenas onde vigorou o socialismo real.

Tal prosperidade, que ocorreu também nos EUA e no Canadá nesse período, se originou do surgimento do sistema capitalista, que muito deveu ao estabelecimento de direitos individuais e da eliminação da ação de predadores (como o MST). Desapareceu o risco de perda de patrimônio - e da própria vida - pela ação de saqueadores, de guerras de conquista e soberanos autocratas que podiam confiscar bens e valores.

Direitos de propriedade bem definidos e respeito aos contratos, assegurados pelo Estado de Direito e por um Judiciário independente e eficaz, foram fundamentais para o caminho rumo à Revolução Industrial e ao crescimento permanente da economia, o que até então era inédito na história. A segurança jurídica e a concorrência criaram os incentivos para o investimento, a inovação e o avanço tecnológico.

No século 19, esse processo foi questionado por teorias baseadas em idéias equivocadas, como a mais valia de Marx e a ditadura do proletariado. Delas nasceu o socialismo real, que se tornaria grande fracasso econômico, social e político. Suprimiu as liberdades, ceifou milhões de vidas e naufragou sob o peso de seus defeitos. Hoje, remanesce em Cuba, na Coréia do Norte e em certas mentes, como a dos líderes do MST.

O socialismo real foi apenas uma infeliz nuvem na trajetória iniciada com o iluminismo, um movimento intelectual dos séculos 17 e 18 que acarretou mudanças revolucionárias nas artes, na filosofia, na economia e na política. Do lado político e econômico, seu principal ideário foi o liberalismo, que gerou o sentido de importância da individualidade humana, a liberação do cidadão da subserviência a grupos e o relaxamento dos severos controles decorrentes dos costumes, da lei e da autoridade.

Surgiu uma nova ordem social, cujos motores foram a prática da concorrência institucionalizada na política (diferentes partidos políticos lutando pelo poder em eleições), no processo judicial (defesa e acusação) e na economia (distintos produtores competindo no livre mercado). No mesmo século 19, emergiram formas mais avançadas de competição capitalista e aumentou a participação das maiorias no processo político. O binômio formado por economia de mercado e democracia se transformou na mais efetiva máquina de geração de riqueza, de promoção social em favor dos pobres e de bem-estar geral.

Nesse contexto, o MST é reacionário. Sua principal bandeira perdeu há muito tempo razão de ser, diante das transformações que ocorreram na agricultura. A reforma agrária serve hoje para o seu discurso bolorento e para justificar o injustificável Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Em imperdível entrevista ao jornalista Roldão Arruda (Estado, 29/4/2007), o sociólogo Zander Navarro mostra como caiu a demanda de reforma agrária e aponta o modo de agir do MST, cujas invasões e outras atividades ilícitas são financiadas com recursos públicos.

Navarro expõe o nervo do movimento. 'O MST tornou-se não democrático quando adotou, em 1986, uma estrutura centralizada e altamente hierarquizada. O apego quase militar na manutenção de uma estrutura semi-secreta, com rígido controle sobre os militantes e nenhum debate interno é a evidência de uma organização que despreza a democracia'.

Em resumo, o MST é anticapitalista, autoritário, confronta as instituições e ameaça o direito de propriedade. Não importa se a fazenda é produtiva ou improdutiva. Nenhum indivíduo pode arvorar-se o poder de invadi-la, como sabemos desde que se tornaram vitoriosas as propostas do iluminismo e o liberalismo. Inspirado em idéias ultrapassadas e na abominação do agronegócio, o MST é retrógrado. Já o seria se tivesse existido no século 18.


Arquivo do blog