Entre dois mundos
Lauro Jardim: jornalismo semanal e instantâneo, em papel e na internet |
Aos 44 anos, Lauro Jardim, chefe da sucursal de VEJA no Rio de Janeiro, está fazendo talvez a mais bem-sucedida transposição do jornalismo semanal de revista para aquele mais nervoso, instantâneo, da internet. Na revista, Lauro assina a coluna Radar, que no site de VEJA ganhou o complemento On-Line. Seu compromisso semanal com os leitores da revista se alia há três meses à sua presença diária na internet, o que exige dele e de Jan Theophilo, seu colaborador direto, atualizações freqüentes, em alguns casos de hora em hora e até de minuto em minuto. Lauro se saiu muito bem no novo meio. No pouco tempo à disposição dos leitores, o Radar On-Line de VEJA tornou-se referência de notícia quente, exclusiva e de qualidade na web brasileira.
No jargão jornalístico, notícias exclusivas e de alto interesse são chamadas de "furos". É destes que o Radar On-Line se alimenta. VEJA e o Radar impresso também são fontes constantes de furos jornalísticos. Mas em que eles diferem e em que se parecem? Diz Lauro Jardim: "A maior diferença é a data de validade. Um furo na revista tem de durar até a chegada dos exemplares às mãos dos assinantes e às bancas. Um furo on-line pode durar apenas algumas horas". Na quarta-feira passada, Lauro movimentou os sites de notícias econômicas ao revelar, horas antes do anúncio oficial, que a empresa chilena LAN e a Nova Varig estavam estudando uma espécie de associação. "Às 12h30 mandamos uma mensagem de texto para nossos assinantes desse serviço, logo depois colocamos a informação no site. O anúncio oficial viria só às 14 horas. A comunidade de VEJA On-Line soube antes", diz Roberto Gerosa, responsável pelo site de VEJA.
Lauro Jardim colocou no Radar On-Line, entre muitas outras, as informações exclusivas de que a Justiça, depois de onze anos, liberara os bens do ex-banqueiro Ângelo Calmon de Sá e de que a CSN decidira disputar a Corus, que ela perderia na semana passada para a indiana Tata Steel. Adiantou o tema central do discurso do presidente Lula à nação depois da reeleição e o encontro dele com o chefão do Google em Davos, na Suíça. Conclui Lauro Jardim: "O furo mantém a atenção constante das pessoas bem informadas no Radar On-Line. Isso é gratificante".