Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, setembro 09, 2005

Lucia Hippolito A face severina do Brasil

BLOG NOBLAT 

"Se tudo correr como o previsto, o deputado Severino Cavalcanti vai fazer hoje um discurso na Organização das Nações Unidas, em Nova York.

 

A programação determina que o discurso de Severino dure no total quatro minutos. Nunca se sabe o potencial explosivo de uma fala de quatro minutos.

 

Se há um lugar nesse mundo que já viu de tudo, é a tribuna da ONU em Nova York. Dos mais folclóricos e escalafobéticos, passando pelos puramente desimportantes e chegando aos altamente qualificados e competentes, a ONU está acostumada com todo tipo de personagem.

 

Quem estiver preocupado com algum dano à imagem externa do Brasil a partir da simples presença de Severino na tribuna da ONU, pode sossegar. A ONU já viu de tudo e absorve melhor do qualquer outra instituição essas performances.

 

E nós, em vez de nos preocuparmos com eventuais danos a nossa imagem externa, teríamos muito a ganhar refletindo acerca dos nossos contrastes internos.

 

Os Severinos são uma das faces do Brasil de sempre. Afinal, somos um país onde convivem a mais sofisticada pesquisa de ponta na área da engenharia genética e gente morrendo de dengue, malária e tuberculose.

 

Um país que está às vésperas de se tornar auto-suficiente em petróleo e que mantém parte de sua gente na escuridão, sem energia elétrica.

Um país que produz aviões moderníssimos, mas não consegue fornecer saneamento básico às suas cidades.

 

Um país com uma das legislações ambientais mais modernas do mundo, que convive com a devastação da Amazônia, que caminha a passos largos.

 

Um país que já foi a terra das oportunidades e vê hoje parte de seus jovens largados no abandono, na ignorância e na fome, constituindo reserva de mão-de-obra para o tráfico e para o crime, enquanto uma outra parte, cada vez mais numerosa, se desencanta e vai buscar em terras estranhas as oportunidades que não encontra aqui.


"Um país que conseguiu a façanha de colocar 97% de suas crianças em idade escolar nas salas de aula, mas continua pagando uma miséria aos professores que trabalham sem apoio, em construções caindo aos pedaços.

 

A face severina não é bonita, mas é parte do Brasil.

 

Os amigos do deputado Severino Cavalcanti estão aconselhando a antecipação de sua volta ao Brasil. Mas ele resiste e parece decidido a levar a programação até o fim. Afinal, a última mordomia essa gente nunca esquece, né não?"

Arquivo do blog